quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Com entregas nos municípios de Arneiroz, Beberibe e Ipaporanga, Ceará chega a 169 brinquedopraças


O Ceará chegou à sua 169ª brinquedopraça construída pelo Governo do Estado com as entregas dos equipamentos nos municípios de Arneiroz, Beberibe e Ipaporanga, nesta quinta-feira (3). Os municípios também foram agraciados com uma academia ao ar livre, cada, com um investimento total foi R$ 483.185,02 mil. Com a entrega, o Programa Mais Infância já chegou aos 378 equipamentos concluídos e inaugurados no Ceará. Quem comandou a solenidade virtual, transmitida através das redes sociais do Estado, foi a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, que teve a seu lado a secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França.

“O projeto Mais Infância entrega esses equipamentos em parceria com os todos os municípios cearenses, pois somos um Governo que trabalha para os cearenses, para as pessoas. Essas crianças que hoje estão na praça, que no futuro possam ser um prefeito, um médico, enfim, um cidadão. Sabemos que a brinquedopraça é um espaço de lazer, um lugar feito para que as crianças possam brincar com segurança e se desenvolver em um espaço lúdico. E além das brinquedopraças nessas três cidades hoje, também entregamos três academias de ginástica ao ar livre, para os pais, as mães, enfim, para as famílias que acompanham as crianças. Tudo isso faz parte de um dos pilares do Mais Infância Ceará, que tem foco no desenvolvimento infantil, brincando, se divertindo”, explicou a primeira-dama.


Onélia ainda listou que, após as entregas de Arneiroz, Beberibe e Ipaporanga, o Ceará já conta com um total de 378 equipamentos dentro do projeto Mais Infância. “Já são 169 brinquedopraças, 86 brinquedocreches, 68 Centros de Educação Infantil (CEIs), 25 Praças Mais Infância, 20 Núcleos de Estimulação Precoce – uma em cada policlínica do Ceará -, quatro estações do Praia Acessível, duas fábricas do Mais Nutrição, dois Complexos Sociais Mais Infância, e o Espaço Mais Infância, na Praça Luiza Távora, o qual convido a todos para conhecerem”, completou.

Cada brinquedopraça tem 250m² e tem estrutura projetada para ser um espaço de lazer para crianças com toda a segurança necessária. O equipamento possui gradil, piso emborrachado anti-impacto e sete brinquedos. Com a estrutura projetada para ser um espaço de lazer para crianças com toda a segurança necessária, cada brinquedopraça tem 250 metros quadrados, com piso emborrachado anti-impacto e sete brinquedos infantis: duas casinhas duplas, sendo uma com ponte de playground e outra com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, uma gangorra inclusiva e dois brinquedos.

A titular da SPS destacou o projeto em curso no Estado para fortalecer o crescimento saudável e seguro das crianças. “O Ceará tem feito uma política pública voltada para o desenvolvimento infantil que é única no Brasil. E não tenho dúvidas que o Estado do Ceará será eternamente grato à nossa primeira-dama, Onélia Santana, que idealizou um projeto que mudou a vida das crianças cearenses. Com tudo que temos feito neste Governo, vamos ter, sem dúvida, muitos cidadãos e cidadãs cearenses preparados para encarar a vida. Agora, meu recado vai para o povo de Arneiroz, Beberibe e Ipaporanga: cuidem e zelem desses equipamentos, que só agregam às crianças e às famílias”, pontuou Socorro França.


Aberta à população, a academia tem área total de 90m², e possui 11 equipamentos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural. Entre os equipamentos estão simuladores individuais de bicicleta, esqui, caminhada e de cavalgada, volante vertical duplo, alongador três alturas, twist lateral duplo, de rotação diagonal dupla e multi exercitador com seis funções, todos com placas de orientação para correta atividade.

Para a merendeira Elizângela Freitas, esse dia jamais será esquecido, com tamanha felicidade e gratidão. “É uma grande honra para a gente aqui em Beberibe, ter ganho uma brinquedopraça, bom para as famílias, e para as nossas crianças, que brincam com segurança. Eles brincam, se mdivertem, é muito prazeroso para nós, pais, vê-los felizes nos brinquedos com outras crianças”, agradeceu.