sábado, 26 de fevereiro de 2022

Camilo em ritmo de campanha


O governador Camilo Santana disparou seu cronômetro, com contagem regressiva para 31 de março, de um mandato que terminaria em 31 de dezembro. Vai deixar o governo e tentar a única vaga em disputa para o Senado Federal, na eleição de outubro. O atual estilo Camilo pode ser comparado ao de um corredor que disputa os 100 metros, por conta da sua agenda alucinante. 

No mês de fevereiro, que chega ao fim, o governador passou por 56 municípios, incluindo Fortaleza, entregando obras e autorizando ordens de serviço. Em março, serão 80 cidades. Camilo estará completando um ciclo nos 184 municípios, se despedindo como governador por sete anos e três meses. 

O processo político tem seus caminhos para ajustes. O governador está convidando sua vice, Izolda Cela, para sua agenda frenética. O também pré-candidato ao governo, Evandro Leitão, está o tempo inteiro ao lado de Camilo. Não é novidade ressaltar que o governador pretende ter Evandro ou Izolda ao seu lado na sucessão estadual. Mas, o PDT mantém a sete chaves o desfecho da escolha. “Temos até agosto”, vem afirmando o senador Cid Gomes, articulador político da aliança encabeçada por PDT e PT, junto com 16 partidos. 

As solenidades no sertão ganharam modernidade no formato, a partir do estilo eletrizante adotado por Camilo Santana. Ele utiliza o locutor oficial antes da sua chegada ao local, quando sobe no tablado, um palanque com poucos centímetros acima do chão, e comanda a locução. Convoca deputados, vereadores e lideranças comunitárias para ficarem ao seu redor. Cita pelo nome todos os presentes. O evento se torna uma festa. 

Na contagem regressiva, Camilo acelerou seu ritmo de gestor. Viaja todos os dias  para  entregar obras e despacha no Abolição, até meia-noite. Na Assembléia Legislativa, os deputados concordam com a leitura política de que Camilo será um grande puxador de votos. 

O governador, filho do Cariri, agenda para encerrar seu ciclo no governo, uma visita a 35 municípios, onde entregará mais de 100 obras. Novo Romeirão, Teleférico de Juazeiro, Anel viário, Centro Cultural, dezenas de escolas, areninhas, canetas e o Raio estão no planejamento. A última obra será a gigantesca estátua de Santo Antônio, em Barbalha, promessa feita por Camilo ao povo da sua base política.