quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

SSPDS/CE registra redução de 37,6% nos roubos no Centro de Fortaleza

Na missão de proteger moradores, consumidores e lojistas, a Operação Centro Seguro, iniciada em 26 de novembro de 2021, registrou, até a última segunda-feira (17), uma redução de 37,6% nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) relacionados ao território em questão, em Fortaleza. Os dados foram extraídos pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

Segundo o balanço, foram 284 registros entre o fim de 2020 e o início de 2021. Enquanto isso, no mesmo período entre 2021 e 2022, foram 177 CVPs, o que representa uma queda de 37,6%. Considerando a Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4), que compreende oito bairros, além do Centro, a redução ficou em 42,3%, no mesmo período. Foram registrados 313 CVPs (2021-2022), contra 543, entre o fim de 2020 e o início de 2021.

A intensificação das ações no Centro de Fortaleza faz parte de um trabalho estratégico, conduzido pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE), no período em que a área recebe um fluxo maior de pessoas, ocasionadas pelas compras de fim de ano.

“As Forças de Segurança do Ceará se aproximam da comunidade e dos lojistas. Esse vínculo é essencial para manter a redução dos indicadores negativos. Durante a Operação Centro Seguro, tivemos um reforço na área, com várias equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), no policiamento a pé, ciclopatrulhamento ininterrupto, Regimento de Polícia Montada (RPMont), Comando de Batalhão de Choque (CPChoque) e Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio). Além disso, ainda contamos com a Polícia Civil do Ceará (PC-CE) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)”, detalha o tenente-coronel da PMCE, Otoniel Oliveira, comandante do policiamento ostensivo na AIS 4.

Em novembro, durante a cerimônia de lançamento da Operação Centro Seguro, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), Francisco de Assis Cavalcante, destacou a importância da ofensiva para o fortalecimento da economia cearense. “O que o Governo faz? Nos dá segurança. E nós? Damos a resposta gerando emprego e renda. É a força pública cada vez melhor e mais preparada para combater o crime”, afirmou.

Outros balanços

Nos últimos dias, a SSPDS tem apresentado outros balanços positivos em relação à redução dos indicadores criminais. Na segunda-feira (17), a pasta divulgou que as cidades da Região Metropolitana de Fortaleza registraram, ao longo de 2021, retração de 26,8% nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), em comparação com o mesmo período em 2020. Somente Eusébio (AIS 13), está há 72 dias sem registro de homicídios.

Já na cidade de Caucaia (AIS 11), as ações de enfrentamento à criminalidade resultaram na redução de 23,3%. No ano de 2020, Caucaia registrou 360 mortes violentas no período de janeiro a dezembro. Já no ano passado, no mesmo período e, com a intensificação do trabalho das Forças de Segurança, o número caiu para 276.