sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Ricardo Cavalcante apresenta oportunidades do H2V ao presidente, vice-presidente e industriais da ABIT

Nesta quinta-feira (20/01), o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, apresentou as oportunidades advindas com a implementação do Hub de Hidrogênio Verde a Fernando Pimentel,  Presidente  da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), ao 1º Vice-Presidente da instituição,  Ricardo Steinbruch, além de diversos empresários do setor. O evento, que aconteceu na modalidade online, contou com mais de 60 gestores da área e possibilitou que os industriais aprofundassem seus conhecimentos nesta que é tida como uma das principais fontes de energia sustentável do planeta. Além dos citados estiveram presentes, também,  Joaquim Rolim, Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC; Jurandir Picanço, Consultor do Núcleo de Energia da FIEC e Presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará; e  Monica Panik, Consultora Internacional da FIEC.

“Agradecemos ao Presidente Ricardo pela fantástica apresentação, mostrando as oportunidades para o nosso setor que tem grandes oportunidades de se projetar no mundo, através da visão da sustentabilidade. Como pudemos observar hoje, o Hidrogênio Verde nos traz uma potencialidade enorme e ficamos muito felizes com o compartilhamento desse conhecimento”, declarou Fernando Pimentel, Presidente da ABIT.

Já Ricardo Cavalcante reforçou que o tema já é realidade no mundo e que, em breve, mudará os formatos de produção e utilização de energia no globo. “O Hidrogênio Verde é um assunto que em pouco tempo entrará na pauta da comercialização global. O Brasil tem grandes vantagens perante a todos os concorrentes do exterior e o setor têxtil e das confecções não pode ficar fora das oportunidades. A utilização de fontes limpas, como essa, traz um diferencial competitivo muito grande no mercado internacional, em que a pauta da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental se torna imperativa no mundo”, declarou o Presidente da FIEC.

Hidrogênio Verde

O Hidrogênio Verde (H2V) possibilita a criação de energia limpa, através da eletrólise, e é obtido a partir de fontes renováveis como a energia eólica e solar, sem a emissão de carbono, o que possibilita a descarbonização do planeta.

O Nordeste brasileiro é visto como uma das regiões mais promissoras para a sua produção, de acordo com relatório da Bloomberg, e poderá aplicar a produção energéticas em diversas frentes, como a da exportação de energia e amônia verde, além da implantação no mercado local em plantas industriais, equipamentos, veículos, entre outros.

O H2V e o setor têxtil e de confecção

 “O hidrogênio verde e as energias renováveis tem muito a contribuir às indústrias têxteis e de confecções. O setor utiliza muita energia elétrica, pela quantidade de maquinários. No Brasil, nossa matriz energética é 84% renovável, enquanto que a média mundial é de 23%. Estes setores podem aplicar com maior ênfase esse diferencial em suas negociações, através da ampliação de suas matrizes energéticas limpas,  aumentando seus mercados mundialmente”, declarou ,  Joaquim Rolim, Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC.