sábado, 8 de janeiro de 2022

Redução dos roubos de cargas em 2021 no Ceará é a melhor de toda série histórica


A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) divulga mais um balanço positivo em relação à redução dos indicadores criminais do Estado.

Os esforços das Forças de Segurança do Ceará resultaram, em 2021, na redução de 28,57% no número de ocorrências de roubo de cargas em todo o território cearense.


A comparação é com todo o ano de 2020, quando foram contabilizadas 63 ocorrências, enquanto no ano seguinte (2021) esse registro caiu para 45 casos.

É o melhor resultado de toda a série histórica, conforme dados extraídos pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).


Essa diminuição é observada também quando se analisa os números de ocorrências desse tipo de crime no município de Fortaleza.

Em 2020, foram registrados 37 casos de roubo de cargas. Já no ano passado foram 23, o que equivale a uma retração de 37,83%. A melhoria desses índices é resultado de um esforço operacional com policiamento preventivo e ostensivo, além da atuação investigativa, capitaneados pelas Forças de Segurança do Estado, em especial pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) e pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE).


A Polícia Civil tem contribuído ativamente na redução desses índices ao longo dos anos, contando em sua estrutura com uma delegacia especializada, a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC).

O titular da DRFVC, Pedro Viana, destaca o trabalho de inteligência realizado para identificar possíveis organizações criminosas e prevenindo a realização de crimes.