quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Prefeitura assegura transporte para vacinação de crianças da Rede Municipal

Larissa Williana, aluno do 5º ano da Escola Municipal Hilberto Silva, no bairro Carlito Pamplona, só não perdeu o agendamento da vacina contra Covid-19, que estava marcada para a manhã desta quarta-feira (26/01), porque a unidade escolar disponibilizou o transporte até o Centro de Eventos do Ceará. A mãe dela, Nádia Mara, conta que não ia levar a filha porque estava sem condições de ir. “Já sabia que teria que esperar a repescagem para levá-la. Fiquei feliz quando soube que a escola ia oferecer transporte para os alunos agendados. Este apoio é muito importante para os pais que precisam. Se não fosse a escola, não estaríamos aqui”, diz.

A menina é uma das alunas que foram ao Centro de Eventos nesta quarta-feira, no primeiro dia transporte escolar ofertado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME). O objetivo é atender crianças de 5 a 11 anos, matriculadas na Rede Municipal de Ensino, que estão agendados para receber a vacina contra a Covid-19. A estimativa é que, diariamente, sejam transportados uma média de 1.900 estudantes. A estratégia será realizada enquanto houver alunos para vacinar.

A secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, lembra que a Rede Municipal já vem apoiando as famílias no processo de cadastramento desde a vacinação dos adultos, adolescentes e, agora, continua com as crianças de 5 a 11 anos. “Na Rede Municipal, temos quase a metade das crianças da população a ser vacinada. Já estamos na segunda semana do mutirão e conseguimos cadastrar mais de 33 mil alunos. No último sábado, que foi o dia da repescagem da vacinação das crianças, também apoiamos com o transporte, assim como fizemos na etapa de imunização dos adolescentes, tendo em vista a dificuldade dos pais no deslocamento até os locais de vacinação”, explica.

Durante esta mobilização, Dalila reconhece que o diálogo constante com os pais, gestores, diretores e demais profissionais das unidades tem sido fundamental para acelerar o processo de vacinação e garantir um retorno às aulas mais seguro. É o que concorda Bianca da Silva, mãe da Brenda Ribeiro da Silva, aluna do 5º ano da Escola Municipal Frei Agostinho Fernandes, na Praia do Futuro, que defende o papel da vacina para a saúde e proteção da filha e dos demais alunos. “Minha filha foi cadastrada na escola e achei isso muito bom. Além desse apoio, a escola ainda trouxe ela para a vacina. Eles estão certos, nossos filhos precisam estar protegidos e a vacina é para isso”, afirma.

Mãe e aluna da Rede Municipal

A aluna Brenda estava ansiosa para tomar a vacina. Um sentimento compartilhado também por muitos alunos. Com o certificado de coragem nas mãos, que recebeu na triagem da vacina, ela caminhou até o espaço para receber a primeira dose do imunizante. “Estou começando o ano bem. Eu quero ter muitos anos de vida… então agora me sinto mais protegida. Vou ficar com menos medo do vírus, já que nunca peguei e agora estou vacinada. Espero não pegar essa doença”, diz a estudante.

Mutirão de cadastramento

Desde o último dia 14 de janeiro, conforme anunciado pelo prefeito José Sarto, a Prefeitura iniciou um mutirão de cadastramento para vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade contra a Covid-19. A ação envolve diversos órgãos municipais, com o objetivo de proporcionar o acesso aos pais e responsáveis que não disponham de internet ou que tenham alguma dificuldade durante o cadastro na plataforma Saúde Digital, etapa obrigatória para o agendamento para imunização.

O mutirão de cadastramento oferece pontos de apoio nas 12 Secretarias Executivas Regionais, quatro Cucas, Centro Cultural Canindezinho, 27 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), três Centros de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) e quatro terminais de ônibus (Messejana, Papicu, Antônio Bezerra e Parangaba). Mais de 50 equipamentos mobilizados, onde a população pode contar com equipes preparadas para receber os pais e responsáveis.

Além disso, a SME atua na busca ativa dos alunos, nessa faixa etária, que ainda não possuem cadastro para tomar a vacina. As equipes das unidades escolares estão atuando na sensibilização sobre a importância da imunização e efetuando o cadastramento dos estudantes.

Fortaleza possui 283.806 crianças entre 5 e 11 anos, conforme estimativa do IBGE. De acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), até terça-feira (25/01), 121.072 efetuaram o cadastro no Saúde Digital para receber a imunização. Já a Rede Municipal conta com 128.009 alunos, nessa faixa etária. As unidades escolares já registraram o cadastro de 33.179 estudantes (25,9%).