segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Luiz Gastão entrega à população maior escola de ensino fundamental do Ceará

Diante de uma perspectiva moderna e inovadora, o SESC Ceará, amplia sua atuação na sociedade com a inauguração nesta segunda-feira, 24, da Escola Educar Sesc Fortaleza Unidade II, para atender os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismos, seus dependentes e público em geral. Localizada na Avenida José Bastos, 5217, bairro Couto Fernandes, a nova unidade irá ofertar o ensino fundamental II, até o 9º ano, e segundo Luiz Gastão, presidente da Fecomércio, reafirma o compromisso do Sesc Ceará em “proporcionar uma educação de qualidade a partir de um modelo pedagógico capaz de promover maior autonomia intelectual aos seus alunos”. 

No total, serão 63 turmas distribuídas entre ensino fundamental II, EJA, pré-vestibular e Idiomas além de atender 10 turmas EJA de Itapipoca. Com 7.546,35m2, a nova escola conta com um bloco didático composto por 25 salas de aula, incluindo salas temáticas e laboratório, assim como refeitório, cozinha e ginásio. Entre os diferencias estão, por exemplo, novos espaços de aprendizagem para a vida como a sala Maker (espaço maker), sala Google, biblioteca, sala de atendimento educacional especializado em crianças especiais (AEE), sala de Projeto de Vida para desenvolver as competências socioemocionais e atitudes empreendedoras.

Além disso, a unidade escolar dispõe ainda de um bloco para realização de atividades extracurriculares que envolvem serviços de atendimento odontológico, psicopedagoga, artes maciais, dança, música, no tocante a formação integral dos sujeitos. “Dentro dessa perspectiva humanizada, o programa de Educação do Sesc alcança um novo padrão de excelência com a estrutura inovadora da Educar Sesc II. Seguimos com a concepção educacional propositiva e transformadora que busca, por meio de abordagem personalizada, incentivar nossos alunos em uma aprendizagem para a vida, mais colaborativa”, afirma a gerente de Educação do Sesc Ceará, Leni Oliveira.

Saberes para a vida

De acordo com a diretora da Educar Sesc II, Katiússia Reis, a proposta pedagógica alinhada ao modelo estrutural será capaz de fazer com que os alunos se movimentem. “Vamos dialogar com uma nova dinâmica entre professor, aluno e sala de aula. Diferentemente do convencional com aulas meramente expositivas, em que o professor se coloca à frente do quadro e os alunos permanecem estáticos durante todo o período escolar, aqui as turmas se dirigem para as salas em que os professores são mediadores do processo de ensino e aprendizagem, por exemplo”, explica.

“Atento às necessidades da sociedade, o Sesc resgata a aprendizagem prática, aproximando os alunos das situações do mundo real, buscando desenvolver a criatividade bem como a interdisciplinaridade. É a Educação ligada à Cultura, Saúde, Assistência, Lazer, que fazem parte de outros programas da instituição, assim como empreendedorismo e outras possibilidades de qualificação profissional do Senac”, pontua o presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt.

Com uma proposta pedagógica de referência, a metodologia do Sesc vai muito além da sala de aula, possibilitando uma aprendizagem para a vida e interferindo positivamente no destino dos estudantes. Um conceito de escola inovadora que está atenta não só ao raciocínio lógico, mas também aos aspectos sociais, comportamentais, emocionais e a realidade em que o aluno está inserido, formando cidadãos.