terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Em um ano de campanha, vacinação contra Covid-19 mostra eficácia, reduzindo casos mais graves e óbitos

O município de Fortaleza completa, nesta terça-feira (18/01), um ano desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Em meio ao maior enfrentamento da história da saúde da Capital, o avanço da imunização tem fortalecido a luta contra o coronavírus, contribuindo para reduzir o número de casos mais graves e também de óbitos.

No total, a Capital contabilizou, até o último dia 16 de janeiro, 4.738.790 doses aplicadas, das quais 2.172.711 foram de primeira dose, 1.962.251 de segunda e 603.828 da dose de reforço. No sábado (15/01), teve início mais ume etapa da campanha: vacinação de crianças de 5 a 11 anos.


De acordo com o prefeito José Sarto, a vacinação tem sido a maior prioridade da gestão. “Com muito trabalho e dedicação, avançamos na imunização, contornando dificuldades e renovando nossas esperanças e fé em dias melhores. Ainda temos desafios a serem superados, mas seguiremos firmes contra o negacionismo, trabalhando ao lado da ciência e sensibilizando cada cidadão e cidadã sobre a importância da vacina, sobre sua eficácia na proteção individual e coletiva, que tem reduzido o número de casos graves e de óbitos”, afirmou o prefeito.


Sarto destacou ainda que a campanha envolve esforços de gestores e trabalhadores da área da Saúde, mas também de outras secretarias que têm dado suporte tanto no atendimento durante a vacinação, quanto no cadastramento dos fortalezenses em mutirões. “Agradeço a todos os gestores e trabalhadores da Saúde envolvidos na campanha de imunização e também a todos os órgãos que estão empenhados nessa causa. Juntos, vamos vencer essa luta”, ressaltou.


Para a secretária da saúde, Ana Estela Leite, este está sendo o maior enfrentamento da história da saúde de Fortaleza, o que demanda dedicação de domingo a domingo tanto por parte da gestão como dos trabalhadores da saúde. “É graças ao trabalho comprometido e dedicado das nossas equipes, além das diversas estratégias adotadas ao longo da campanha, que Fortaleza alcançou um grande número de vacinados e se destaca dentre as capitais brasileiras, com mais de 4,7 milhões doses aplicadas”, pontuou.