sábado, 1 de janeiro de 2022

Presidente do Codessul alerta sobre baixos preços pagos pelo leite aos produtores, que ameaçam deixar o negócio

O presidente do Codessul se reúne segunda-feira, 3, com o novo presidente da Federação da Agricultura (Faec),  Amílcar Silveira. A pauta é velha, o problema abre o ano de 2022. Os produtores de leite querem mudar de atividade, por conta do baixo preço do litro do leite nas vacarias. 

Presidente do Codessul, o consórcio que reúne prefeitos do Sertão Central,  Maurício Pinheiro enviou ofício ao governo,  FAEC e empresários, comunicando a crise e pedindo uma saída. “O produtor precisa continuar investindo no gado de qualidade, para isso é preciso remunerar melhor o preço do leite”, disse. Abaixo, o ofício. 

“Ano novo, velhos problemas que necessitam ser enfrentados.

Um deles, e talvez o principal, diz respeito ao enfrentado pela cadeia produtiva do Leite.

Essa atividade ampara 60% das nossas famílias e traz sustentação a outros segmentos do comércio em geral.

Todos acompanharam as tentativas de sobrevivência dos produtores, que estão chegando ao limite de suas forças.

Hoje, há um movimento preocupante, que é a desistência de varios produtores da atividade. 

Vejo esta preocupação e inquietação também juntos aos gestores que fazem parte do Codessul, consórcio que congrega oito municípios, cuja presidência está sob minha responsabilidade.

Não podemos, de forma alguma, ignorar essas dificuldades considerando que esse desânimo, junto aos nossos produtores, trará consequências irreparáveis para a economia desses municípios, e porque não dizer a todo o Estado do Ceará.


Diante dessa constatação, estou organizando um grupo de trabalho, incluindo o poder público e representantes dos produtores, para levarmos às nossas autoridades maiores reivindicações e trazermos, com isso, alguma tranquilidade tão necessária para que esses produtores possam continuar planejando investindo e crescendo nessa atividade secular, que gera alimentos, empregos, renda e dignidade para nossas famílias.”