sábado, 8 de janeiro de 2022

Em alta no mercado, carreiras em Data Science são foco de nova trilha de capacitação do IEL Ceará

 


Na era da transformação digital, os dados são um dos recursos mais importantes para uma empresa. As decisões de negócio, de produto e até de gestão de pessoas estão sendo tomadas com base na leitura de informações cada vez mais complexas. É por isso que as carreiras ligadas à ciência de dados são cada vez mais valorizadas no mercado.


Pensando nisso, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) preparou uma trilha de capacitação focada em Data Science, com início na próxima semana com o curso “Big Data Analytics”, que será realizado de 10 a 14 de janeiro. O curso irá oferecer conteúdo introdutório, porém denso sobre os principais temas, conceitos e ferramentas relacionados a Big Data e Analytics, de forma teórica e prática.


A capacitação é voltada para analistas, acadêmicos e outros profissionais com interesse em obter novas habilidades, conhecimento e oportunidades no mercado de trabalho. Será ministrado por Felipe Viana, especialista em Big Data, Machine Learning e Inteligência Artificial, com ampla atuação no mundo corporativo e em grandes empresas.


A coordenadora do IEL Ceará, Cris Martins, explica que mensalmente, ao longo do primeiro trimestre, haverá na grade de programação do IEL ao menos um curso relacionado à área. O próximo curso, já com data definida, é o de “Ciência de Dados”, de 31/1 a 4/2.   

De acordo com ela, a trilha surgiu da própria demanda de alunos que já fizeram cursos no IEL Ceará e demonstraram a necessidade de avançar no conhecimento. Outro fator que levou à criação da trilha foi um levantamento de prospecção de áreas e profissões emergentes e que deverão ganhar mais relevância nos próximos anos.


Entre os profissionais que deverão ser demandados pelo mercado, segundo o estudo, estão: cientista de dados, engenheiro de dados, especialista em Inteligência Artificial, desenvolvedor de inteligência de negócios, desenvolvedor de grandes dados, analista de dados, especialista analítico, consultor de dados, analista de insights e consultor analítico.

“Por esses motivos estamos desenvolvendo cursos pensando na formação de profissionais em Ciência de Dados, pois em todas as áreas de negócio esse profissional que até bem pouco tempo se destacava somente em TI e Contabilidade já tem lugar garantido na Educação, RH e até na Saúde”, justifica Cris Martins.