quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Surge Universidade do Vale do Jaguaribe(Unijaguaribe Centro Universitário)

Ao completar 22 anos de existência com uma história de êxito e transformação social, impactando milhares de vidas, a Faculdade do Vale do Jaguaribe - FVJ dá um grande salto e se torna o UNIJAGUARIBE CENTRO UNIVERSITÁRIO, através da Portaria n. 1.073, do Ministério da Educação, de 29 de dezembro de 2021.


Ser centro universitário significa, sob a ótica do MEC, ser reconhecida como uma instituição de ensino superior pluricurricular, abrangendo uma ou mais áreas do conhecimento, que se caracteriza pela excelência do ensino, comprovada pela qualificação do seu corpo docente e pelas condições de trabalho acadêmico oferecidas à comunidade. Significa ter  autonomia para criar, organizar e extinguir, em sua sede, cursos e programas de educação superior. Significa, ainda, estar alinhada ao Ensino, a Extensão e a Pesquisa.

Traduzindo, sob a ótica das vidas impactadas: “Estamos todos com um friozinho na barriga. 


Agradecemos à Faculdade do Vale do Jaguaribe, mas a partir de agora somos maiores e, com isso, proporcionalmente, nossas responsabilidades também são”, salienta a Coordenadora do Curso de Bacharelado em Direito, Professora Clara Maria Teles Rodrigues. O Professor Fabrício José da Costa de Holanda, do Curso de Administração, emenda: “Trata-se de uma conquista histórica para a Região do Vale do Jaguaribe. O trabalho árduo sempre antecede o sucesso”. Aracati entra para o mapa das cidades-polo universitário e toda a comunidade acadêmica - discentes, egressos, professores, técnico-administrativos estão fortalecidos com a ampliação do campo de sua atuação, com o alcance de seu fazer e com o reconhecimento que esse avanço representa na vida de cada um. A comunidade em geral, que já é usuária dos serviços da Clínica Escola, do Núcleo de Práticas Jurídicas, do Serviço de Psicologia Aplicada, além de beneficiada com as dezenas de projetos de Extensão nos 24 (vinte e quatro) municípios que compõem o Vale do Jaguaribe e o Litoral Leste, terá multiplicados esses serviços e contará com um centro de pesquisa. A autonomia adquirida também aponta para a maior abrangência prevista do Plano de Desenvolvimento Institucional com 21 (vinte e um) polos (Unijaguaribes Regionais) até 2025. Tamanha conquista é sintetizada nos olhos brilhantes de Alcir Correia de Lima, Coordenador do Núcleo de Infraestrutura, que não se contém: “Quanto entusiasmo e quanta alegria acordar com essa notícia! Obrigado meu Deus!”. Sim, esse ato representa muitos sonhos realizados, a potência de poder sonhar ainda mais alto e se traduz em mais qualidade de vida. Nas palavras do Diretor-Geral, Antonio Henrique Dummar Antero, “foi dada a largada para a escrita de uma nova página na Região. 


Abandonamos a condição de periféricos, de estar à margem, para sermos EPICENTRO do desenvolvimento de uma nova realidade pautada na visão da nossa própria instituição: Tornar-se, até 2025, referência no NORDESTE em Educação Superior Privada, voltada para as transformações sociais, a sustentabilidade e a inovação." A partir de agora aumenta a nossa R E S P O N S A B I L I D A D E de fazermos com que nossos valores: a <ATITUDE POSITIVA>, a <RESPONSABILIDADE>, a <INICIATIVA>, a <CORAGEM>, o <RESPEITO> e a <SOLIDARIEDADE> prevaleçam em nossa região e que emanem para todo o NORDESTE. Nasce o S O L para a Região do Vale do Jaguaribe e Litoral Leste do Ceará. Queremos, SEM DÚVIDA, ver o desenvolvimento da nossa região e que venham para cá empresas afins à nossa realidade, promovendo o desenvolvimento econômico e das pessoas. Então, todas essas empresas e esse contexto só são possíveis com a promoção do desenvolvimento das pessoas e da ciência. Na PRÁTICA, a pedra angular para que essa condição se estabeleça é termos nosso próprio Centro Universitário.”

Uma Conquista de todos os que fazem a Educação no Ceará e na Região Nordeste. Parabéns a toda a população!