domingo, 5 de dezembro de 2021

Roberto Cláudio e Ivo Gones se encontram em evento sobre mobilidade na cidade de Sobral

 


O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, foi o primeiro convidado a chegar para a aula-palestra do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Os dois são amigos e foi Ivo Gomes que impulsionou e estimulou Roberto Cláudio na vida pública. 

Na aula-palestra, Roberto Cláudio de forma didática falou da implantação do novo sistema viário, com binários, ciclo faixas, túneis, viadutos e respeito ao ciclista e perdeste. 

“A cidade de Fortaleza teve um processo de ocupação muito precário que impôs,  ao longo do tempo, a necessidade de estabelecer a construção de políticas e ações públicas que sempre corriam atrás do prejuízo. A demanda da população sempre veio na frente e a atuação dos gestores sempre ocorria na tentativa de resolver um problema novo que aparecia”. A afirmação foi feita pelo ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, durante palestra na Faculdade Luciano Feijão, em Sobral, quando abordou o tema “Os desafios da Mobilidade Urbana - o que mudou em Fortaleza”. 

Na aula-palestra, que reuniu dirigentes, professores e alunos da instituição, Roberto Claudio pode abordar projetos e ações de sua gestão que resultaram em políticas públicas na área da segurança viária, com redução de mortes, melhoria do transporte público e, sobretudo, na qualificação da mobilidade urbana com a implantação do Bilhete Único e infraestrutura cicloviária, o que colocou Fortaleza em posição de destaque no Brasil, com reconhecimento internacional. A capital cearense ganhou até prêmios internacionais em reconhecimento às ações de segurança viária e mobilidade sustentável.

“Nosso primeiro e maior desafio sempre foi tirar a supremacia do automóvel das nossas ruas. Deu trabalho mudar a cultura e incluir, por  exemplo, o transporte cicloviário. Mas fizemos essas mudanças, não só implantando o Bilhete Único, mas qualificando o transporte coletivo, climatizando parte da frota com ar condicionado nos ônibus e disponibilizando Wifi gratuito dentro dos veículos”, afirmou Roberto Claudio, destacando que essas políticas públicas são, hoje, irreversíveis e estão sendo ampliadas na gestão do prefeito José Sarto.

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, acompanhou com atenção a exposição de Roberto Cláudio. Ivo está promovendo uma grande intervenção urbana em Sobral a partir de obras estruturantes que estão modificando o perfil da mais importante cidade da zona norte do Ceará que ficou famosa por liderar as avaliações do MEC na área da educação. Sobral e a cidade brasileira que lidera tidas estatísticas e resultados nas avaliações do Ministério da Educação. Ivo está tornando Sobral uma das melhores cidades também para se viver.