sábado, 4 de dezembro de 2021

Procon Fortaleza encerra mutirão Zera Dívida com participação de 51.820 consumidores

 

Foto: Thiago Gaspar

Pelo menos 51.820 pessoas entraram em contato com o mutirão Zera Dívida, do Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza). Os dados preliminares do Mutirão foram divulgados no final da tarde desta sexta-feira (03/12), logo após o encerramento do atendimento virtual, às 17h. Para os consumidores que entraram em contato com o Procon até esse horário a negociação continua, tendo em vista que algumas empresas ainda analisam propostas de acordo.

Durante o Feirão ocorreram bons índices de redução da dívida. Entre bancos, houve registro de descontos de até 95% no valor da dívida, passando de R$ 13.989,02 para R$ 715, no pagamento à vista do débito. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Enel Distribuição registraram descontos de até 64% e 67%, respectivamente.

Mais de 200 mil mensagens de texto foram trocadas entre os técnicos do Procon, consumidores e empresas. As principais reclamações dos consumidores estão relacionadas a cobranças de juros e multas abusivos. Participaram do Mutirão bancos, operadoras de cartão de crédito, empresas de telecomunicações, colégios e planos de saúde.

Para a diretora do Procon Fortaleza, Eneylândia Rabelo, o consumidor soube aproveitar as propostas. "Muitos consumidores relataram que, há anos, vinham tentando se livrar das dívidas. Esta, foi uma grande oportunidade de limpar o nome, recuperar o crédito e devolver a dignidade a dezenas de cidadãos", disse a Diretora, que também avaliou como positiva o incremento da primeira parcela do 13º salário, possibilitando a negociação de muitos inadimplentes.

No decorrer da próxima o Procon deve divulgar os percentuais de acordo e taxas de resolutividade das empresas participantes do mutirão Zera Dívida. O órgão adianta que as concessionárias de energia e de água e esgoto tiveram grande demanda de atendimento sendo preciso, durante o mutirão, dobrar a quantidade de atendentes que operavam as negociações das concessionárias.