quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Prefeitura de Fortaleza entrega requalificação da Cidade da Criança

O prefeito José Sarto entregou, nesta terça-feira (20/12), o parque Cidade da Criança, no Centro. O espaço de 27 mil m² de área, totalmente urbanizado e restaurado, agora conta com novo piso acessível e drenante, iluminação em LED, mobiliários urbanos, bicicletário, paisagismo e áreas de praça, garantindo atividades ao ar livre com vasto sombreamento natural. As obras fazem parte do programa Juntos por Fortaleza, que consiste no conjunto de ações integradas entre Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará.

“Este é um espaço riquíssimo, tem um simbolismo e uma aura especial, e fico feliz de estar entregando a Cidade da Criança de volta à Fortaleza. Devolvemos um espaço requalificado, que foi fruto da escolha do Fortalezense, e que tem como destaque as sete ilhas pedagógicas que oferecem às crianças atividades lúdicas”, declarou Sarto.

Orçadas em cerca de R$ 10 milhões, recursos provenientes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), o projeto de requalificação contemplou a restauração dos nove prédios históricos existentes, com serviços de reforma, pintura e recuperação dos vitrais e adornos das edificações. Todos os postes e estátuas do parque também receberam tratamento especial, com restauro manual dos elementos e pintura nas cores originais das esculturas.

As obras também permitiram a criação de novos espaços, como o Memorial da Liberdade; a Casa do Ciclista, que contará com bicicletário e vestiários; o posto de vigilância para a Guarda-Municipal; além do setor administrativo e do apoio ao visitante. As ilhas pedagógicas contém brinquedos que aguçam a criatividade e as habilidades motoras das crianças.

De acordo com o titular da Secretaria da Infraestrutura, Samuel Dias, o local foi escolhido pela população para ser objeto da obra de restauro. “O projeto foi democrático desde o início, desde a escolha da área aos detalhes do projeto. Está entregue, espero que as famílias da cidade aproveitem, pois tudo o que foi feito aqui foi pensando na temática das crianças e em trazer mais convivência e energia para o Centro”, disse.

Assis Cavalcante, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), empresa adotante da Cidade da Criança, ressaltou a importância da história do local, que já abrigou uma escola, e que não deverá mais ser deteriorado. “Nós, lojistas, agradecemos este gesto de entregar esse parque com a liberdade que vamos ter para trazer famílias, restaurantes e dar mais vida às ruas do Centro. Estamos chegando junto para que esta realização tenha continuidade”, afirmou.

A aposentada Nágela Viana, mora no Centro e trouxe a irmã Nádia, o neto Guilherme, de 7 anos e o sobrinho André, de 16, para ver o resultado da reforma. Para ela, entrar no Parque da Criança e vê-lo restaurado foi uma forma de reviver a infância. “Eu tenho 65 anos e quando tinha 12 vinha muito para cá. Tenho muitas recordações, era muito animado, tinha animais. Agora está muito bonito. Moro aqui no Centro e voltarei a frequentar”, destaca.

Nádia, por sua vez, acredita que a reforma superou suas expectativas. “Possuo lembranças maravilhosas da minha infância, quando vinha com meu pai e meus irmãos passear na Cidade da Criança, principalmente no Dia das Crianças e no Natal. O parque está incrível, muito além do que eu esperava, muito lindo e organizado e estou muito feliz de estar aqui hoje”, testemunhou.

O casal Letícia Oliveira e Vicente Anderson, mesmo morando no Centro, nunca tinha entrado no Parque da Criança. Eles foram no primeiro dia conhecer a estrutura. “Estamos aqui perto há cerca de um ano e meio e acompanhamos as obras. Eu amei, a cada passo descobrimos algo novo. Já dei uma olhada e vi que dá para andar de patins. Também quero trazer meu primo, de oito anos, que desde o começo da reforma quer vir para cá. Com cafés e restaurantes vai ficar maravilhoso para vir à tarde”, destacou Letícia.

Atrações

A Cidade da Criança foi reaberta ao público com atrações do Natal de Luz, realizado pela CDL . O evento contou com a presença do Octeto Porta Voz e banda, regido pelo maestro Poty Fontenelle, e do Papai Noel. O coral infantil do Natal de Luz também realizou performance no início da cerimônia.

Representando os trabalhadores da obra do parque, a engenheira Úrsula Carvalho recebeu uma boneca. Todos os filhos dos integrantes da requalificação foram presenteados.

A neta do mestre de obras Manoel Raimundo, Antônia Layane, também recebeu um brinquedo em homenagem ao trabalhador, que faleceu de Covid-19.

A festividade foi encerrada com uma apresentação teatral do Movimento Nacional do Povo de Rua, que encenou um Ato de Natal.

Administração

Cafeterias e restaurantes deverão funcionar nos prédios já existentes. A administração desses espaços será definida após conclusão de edital, cujo processo de licitação está em fase de elaboração. A previsão é de que seja divulgado no início de 2022. Com o processo licitatório, por iniciativa da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), o espaço fornecerá permissão de uso, a título de preço público mínimo mensal, que será regulamentado por decreto municipal.