quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Prefeitura de Fortaleza amplia realização de ultrassonografias e tomografias em convênio com Sopai

 


A Prefeitura de Fortaleza fechou convênio, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com a Sociedade de Assistência e Proteção à Infância de Fortaleza (Sopai), nesta quarta-feira (01/12), para ampliar a oferta de exames de imagens (ultrassonografia e tomografia) de média complexidade. O atendimento à população por meio do convênio já foi iniciado. O vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, a secretária municipal da Saúde, Ana Estela Leite, e representantes do Sopai participaram do evento de divulgação da parceria na instituição.


Serão disponibilizados, mensalmente, cerca de 1,1 mil exames para pacientes regulados na Central de Regulação do Município, chegando a mais de 13 mil por ano. Os pacientes entram na regulação após consulta nas unidades básicas de saúde de Fortaleza e encaminhamento médico para realização destes exames. Através do convênio, poderão ser realizados sete tipos de ultrassonografias e 10 tipos de tomografias.


Élcio Batista ressaltou que Fortaleza tem a maior rede hospitalar municipal do país. Segundo ele, o que significa não só que há um compromisso da gestão com a Saúde, mas também uma necessidade de melhorar a eficiência cada vez mais.

“É um grande desafio, por conta dos recursos. Como a secretária Ana Estela pontuou, o SUS está com uma defasagem em relação à remuneração dos procedimentos. Mas nosso sistema de saúde e a sua articulação com o setor privado vai dar uma garantia para a população de que a gente vai ter mais qualidade. Se a gente não tiver cooperação entre setor privado, setor público e a sociedade civil organizada, não vai conseguir superar as dificuldades desse momento que estamos vivendo. É preciso estabelecer parcerias para se desenvolver”, enfatizou.