quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Prefeito aponta aumento de atendimentos por gripe na Capital e reforça medidas de prevenção

Em live realizada nesta terça-feira (28/12), o prefeito de Fortaleza, José Sarto, apresentou dados sobre aumento de atendimentos por gripe nas unidades de saúde do Município e chamou atenção da população para a importância dos cuidados preventivos. Ao lado da secretária adjunta da Saúde de Fortaleza, Aline Gouveia, ele também reforçou a importância da vacinação contra a Covid-19.

De acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foram registrados sete vezes mais casos de síndrome gripal no intervalo de 25 dias, entre 2 e 27 de dezembro, nos postos de saúde. No mesmo período, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) administradas pela Prefeitura, o registro aumentou em 10 vezes.


"Nós temos, hoje, 16 solicitações de internação por síndrome gripal. 12 para enfermaria e quatro para UTI, quando a gente já chegou, no mês de dezembro, a registrar nenhum pedido, e por isso estamos chamando atenção da população", frisou o prefeito.


Com a proximidade das celebrações de fim de ano, o chefe do Executivo Municipal manifestou maior preocupação com possíveis aglomerações e descuidos com as medidas sanitárias.

"Falo como médico e como prefeito, todos nós temos a responsabilidade de seguir as recomendações das autoridades sanitárias. O uso de máscara permanece obrigatório em locais fechados e abertos. Os cuidados de higienizar as mãos, manter o distanciamento e evitar aglomerações também continuam sendo necessários", enfatizou.

De acordo com Sarto, as unidades de saúde receberam reforço no número de profissionais para evitar desequilíbrio entre a demanda e a capacidade de atendimento, informou Sarto.