quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Luiz Gastão é homenageado pela Câmara de Fortaleza em celebração do Movimento Empreendedorismo em Ação

 


O Presidente da Fecomérco Ceará, Luiz Gastão Bittencourt foi homenageado, juntamente com outros empreendedores,  pela Câmara Municipal de Fortaleza nesta terça-feira, 30. A sessão solene aconteceu em comemoração ao Movimento Empreendedorismo em Ação.


De acordo com o autor do requerimento do vereador Marcio Martins - PROS, o Movimento de empresários de Fortaleza foi articulado para o desenvolvimento da economia local e maiores incentivos para a atuação comercial . Os gestores buscaram desburocratizar a emissão de documentos e o pagamento de valores justos das taxas estabelecidas pelo poder público. O movimento quer continuar a litigar para garantir os direitos dos empreendedores, segundo o parlamentar. 


O Presidente Luiz Gastão afirmou que o movimento foi orgânico e realizado para articular e evitar possíveis abusos do poder público à época: "A importância desse movimento serviu para os empresários se manifestarem e passaram a ser ouvidos pelo poder público, deixando claro que não adianta  taxar continuamente o empresário de forma indiscriminada. Nós temos sim a responsabilidade  de empreender e de gerar empregos, mas nós temos um custo que acaba sendo repassado para a população em geral" , explicou. 

O movimento surgiu em 2018 frente a possibilidade de uma mudança na forma de cobrança e aumento significativo da taxa de alvará pela prefeitura. "A taxa que era única passou a ser anual e tinha valores extorsivos, sem uma participação do empresariado na definição dessas questões", relembrou o Presidente. 

O vereador Márcio Martins também ressaltou a relevância do movimento para o empreendedorismo. "A Câmara deve em todo e qualquer momento homenagear os empesários e de fato, esse movimento foi orgânico mesmo, como o Gastão destacou. E foi suprapartidário, onde foram deixadas de lado todas as divergências ideológicas em torno de um objetivo que era derrubar  a taxa de alvará colocada à época e nós conseguimos" , frisou. 

A Vereadora Priscila Costa - PSC, lembrou da importância da articulação dos empreendedores e destacou a atuação da Fecomércio no posicionamento sobre a exigência do passaporte da vacina: "fico feliz em ver o presidente da Fecomércio, Luiz Gastão, se posicionando contra essa medida que é uma segregação, em que o empresário tem que constranger seus clientes perguntando se tomou a primeira, segunda dose..." , afirmou a parlamentar. 

Além de Luiz Gastão, foram homenageados: Valdemir Alencar Feitoza, Dr Francisco Monteiro de Castro Júnior, Tatiana Rocha de Araújo, Jorge Luis Figueiredo Ramos  Passamani, Manoel Trajano Junqueira dos Santos, Ricardo de Oliveira Rizzato, Daniel Gomes Soares da Silva, Paulo Sérgio Vasconcelos Pereira, Manuel Novais Neto, Kamila Fernandes Monteiro Barbosa, Luiz Gastão Bittencourt da Silva, José Éverton Fernandes, Guilherme Palácio Bezerra Júnior, Mª Eliete Carolino (Iêda), Décia Cláudia de Carvalho Melo, Francisco Naugusto Freire Silva, Antônio Flávio de Matos Pontes, Rodrigo Saraiva Marinho, Carlos Eduardo Kaiper Cruz Câmara, Rodrigo Magalhães Nóbrega, Marcos Antônio Albuquerque Medeiros, Rodrigo Parente Alencar, Ednilton Gomes de Soárez e Afrânio Barreira Filho.