quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Izolda Cela terá ano de ouro, em 2022, com implantação da Alfabetização na Hora Certa em todo país e, provavelmente, assumindo o Governo do Ceará

 


O Congresso Nacional aprovou lei que obriga o Brasil a implantar, até agosto de 2022, o programa Alfabetização na Hora Certa e o novo ensino médio, com o aluno escolhendo as disciplinas e o que pretendem aprender. Tudo começou em Sobral. O senador Cid Gomes, o atual prefeito Ivo Gomes e a professora Izolda Cela são autores e responsáveis pelo novo sistema de ensino no país. 

O capítulo de Sobral é exemplo para outras cidades brasileiras. O município tem quase todas as escolas públicas no ranking das melhores do país, sendo 100 em primeiro lugar, somando outras cidades cearenses. Impressiona muito a evolução. Além do ensino, as escolas de Sobral construíram um padrão raro: os professores têm cursos de especialização, mestrado e muitos até de doutorado. Outro fator fundamental é o alto padrão das escolas. Os prédios são práticos, adequados ao ensino e construídos com material de alta qualidade. Um modelo distinto em forma de escola, único na Nação. 

A vice-governadora Izolda Cela é a personagem de todo esse novo processo na educação brasileira. Colocada como símbolo, referência desse novo modelo de gestão na educação, com efeito na sala de aula. Orgulho para os cearenses, o modelo de alfabetizar e descobrir vocações, não impõe de cima para baixo o modo de ensinar. Aposta em erguer um novo Brasil e uma juventude vocacionada e feliz. Hoje, a escola não é mais atraente. A descoberta dos educadores teve reflexo na decisão de mudar o paradigma escolar. 

Além da educação, Izolda Cela caminha para assumir o governo cearense. Seria a primeira mulher a comandar o Ceará. “Todo governador queria uma vice como a professora Izolda Cela”, sempre repete o governador Camilo Santana, realçando os seus valores na área da educação e sua ética no cargo que ela ocupa, onde contribui com o governo em vários setores. Izolda sempre esteve ao lado de Camilo. Melhor: em sintonia, contribuindo com a governança e coordenando a área educacional. 

Na Assembleia Legislativa e no meio político, surgiu a hipótese de Izolda assumir o mandato, antes de abril, para lhe garantir mais tempo a implantar o novo projeto de educação. Camilo iria para a coordenação nacional do campo de centro-esquerda, buscando unificar as candidaturas de Ciro e Lula, um desejo dos segmentos que atuam na pré-campanha. O governador descarta. 

Izolda Cela vai brilhar, em 2022, pelos seus méritos e por ser fiel ao projeto político que abraçou. Sua vida mudou a de milhões de cearenses, que sabem ler e escrever. O ano de ouro está chegando, vamos ver como Cid Gomes o desenhou para a mulher que se especializou em educação infantil e governará o Ceará.