quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Izolda Cela lança selo Unicef no CODESSUL DO Sertão Central e pede empenho pelos direitos das crianças P


Na manhã desta terça-feira, 30 de novembro de 2021, os prefeitos de Acopiara, Deputado Irapuan Pinheiro , Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Senador Pompeu e Solonópole reuniram-se no auditório Sabino Chaga Sales, em solenidade com a Vice-governadora do Estado, Izolda Cela, para lançarem oficialmente a nova metodologia do Selo Unicef 2021 – 2024.


O momento foi pauta para discussão de assuntos de relevância social como: direito das crianças e adolescentes, sustentabilidade social, Igualdade de gênero, erradicação da pobreza, consumo e produções responsáveis e instituições eficazes. O momento contou com a apresentação das delegações que aderiram uma busca ativa pelo selo UNICEF 2021 – 2024.


“Nesta edição, o apoio técnico em conjunto para reduzir o impacto na vida de meninas, meninos e suas famílias com a pandemia da COVID-19 será uma prioridade”, destacou a Vice-governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela.


Os municípios que participam do Selo UNICEF se comprometem a melhorar as políticas públicas municipais em sete áreas. São elas: Desenvolvimento infantil na primeira infância, Educação de qualidade para todos, desenvolvimento integral, saúde mental, e bem-estar de crianças e adolescentes na segunda década da vida, hábitos de higiene e acesso à água assegurados para crianças e adolescentes nas escolas, oportunidades de educação, trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens, prevenção e resposta às violências contra crianças e adolescentes, famílias vulneráveis recebendo atenção integral em serviços intersetoriais de proteção social no município.


Ao final do ciclo de quatro anos (em 2024), serão reconhecidos com o Selo UNICEF, os municípios que mais avançarem nos resultados sistêmicos, nos indicadores sociais e na participação cidadã e gestão por resultados garantindo a participação de adolescentes e o fortalecimento dos espaços de participação social no município. Diante disso, um grande desafio é proposto levando em consideração o que os municípios envolvidos ainda precisam melhorar para garantir a qualidade das políticas públicas para o público infantil e para o público adolescente.