terça-feira, 14 de dezembro de 2021

IPHAN lança cartilha de normas para preservação do Patrimônio Histórico em Icó



O Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) do Estado do Ceará, Cândido Henrique, juntamente com a prefeita Laís Nunes, lançará nesta quarta-feira (15), às 8h, no Teatro da Ribeira dos Icós a Cartinha Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Icó e suas normas para preservação.


Tombado em pelo IPHAN em 1998, o acervo arquitetônico do município icoense é considerado um dos mais representativos da arquitetura no nordeste.


A cidade tem aproximadamente 420 imóveis preservados, dentre casarios, sobradões e igrejas.


“O nosso sítio histórico é um dos mais preservados e belos do país. Devemos muito isso ao tombamento realizado pelo IPHAN e a sua presença em Icó é muito importante para a manutenção da nossa rica história”, ressaltou Renan Moreira, secretário adjunto da Cultura.


Na oportunidade, em parceria com a Prefeitura Municipal, será também lançado o Selo Comemorativo pelos 160 anos do Teatro da Ribeira dos Icós.


“É um evento muito importante para o nosso município. A cartilha vai orientar a todos acerca da preservação do Patrimônio Histórico e o Selo dos 160 anos do Teatro da Ribeira leva a marca Icó para todo o mundo”, afirmou a prefeita Laís Nunes.