quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Instituto Olhar promove Dia D de combate à cegueira causada pela Retinopatia Diabética

 

O Dia 13 de dezembro(Dia Nacional do Cego), é uma data que convida a sociedade cearense para refletir um pouco sobre como é a vida daquelas pessoas que são portadoras de deficiência visual ou que convivem com algum tipo de doença ocular: catarata, glaucoma e retinopatia diabética. Há mais de dez anos o Instituto Olhar realiza mutirões da saúde ocular que identificam sempre novos casos de cegueira irreversível ou baixa visão, essas ações reforçam cada vez mais a necessidade pela inclusão social dessas pessoas na luta pelo direito de ver.

Pensando nisso, no próximo dia 11 de dezembro (Sábado), de 08h às 12h será realizado um dia D de combate à retinopatia diabética, uma das principais causas de cegueira evitável. O mutirão deve atender 3000 mil pessoas com exames de mapeamento da retina na Rede Bioclínica, unidade do bairro Messejana em Fortaleza. A iniciativa do Instituto Olhar busca orientar, conscientizar e mobilizar a sociedade sobre os riscos do diabetes, principal causador da doença.

A retinopatia diabética é silenciosa e não tem cura, afeta os pequenos vasos da retina, podendo levar à cegueira total ou parcial do indivíduo. O diagnóstico precoce é algo essencial para a utilização de estratégias mais eficazes no combate à doença. No DIA D (11/12), além da avaliação do fundo de olho, a população contará com outros procedimentos como aferição de glicemia e pressão arterial, além de palestras educativas. O serviço será totalmente gratuito e a participação será mediante o teste online disponibilizado no site e redes sociais da Instituição.