quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

FIEC recebe evento internacional para discutir soluções hídricas para o semiárido

 


Segue até hoje, 1°/12, o evento "Soluções para disponibilidade de água no semiárido - Construindo parcerias entre Brasil-Holanda'', realizado na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), que começou nesta terça-feira(30).O workshop tem parceria com o Centro Internacional de Negócios da FIEC (CIN), Funceme, Governo do Estado do Ceará, NBSO Belo Horizonte, Kingdom of the Netherlands in Brazil, NHL Stenden, NWO e Wageningen University & Research.


Durante o seminário, cientistas, formuladores de políticas públicas, fornecedores de tecnologia e usuários vão discutir os desafios e soluções para comunidades descentralizadas em regiões semiáridas. O encontro acontece em formato híbrido.


O Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado, abriu o evento, dando as boas-vindas aos presentes e a cada uma das instituições nacionais e internacionais envolvidas no encontro. “A FIEC se sente muito honrada em recebê-los. Temos muitas instituições que estão dispostas a encontrar soluções para o problema da falta de água no semiárido. Sabemos que o sofrimento com falta de água para a população rural é uma realidade e que o Governo tem gasto, com a saúde das pessoas desses locais, valores expressivos, mas ainda não foram suficientes”, enfatizou o Vice-Presidente.


Carlos Prado ressaltou a importância do encontro, que vai abordar os temas de maneira internacional e participativa, focando principalmente nas experiências acadêmicas e privadas do Brasil e da Holanda e buscando sinergias entre implementações tecnológicas e seus aspectos políticos, sociais e econômicos.

“Temos muitas empresas holandesas que estão dispostas a apresentar novas tecnologias que poderão trazer água potável a comunidades isoladas. Espero que as discussões desenvolvidas nos próximos dias sirvam como sementes para a implementação de soluções sustentáveis multi-participativas que fomentarão, não somente o desenvolvimento de um semiárido próspero e sustentável, mas também de atividades bilaterais duradouras entre Brasil e Holanda, ” concluiu Prado.


Após a fala do Vice-Presidente, Luewton Agostinho (NHL Stenden University) e Hans Blankenburgh (NBSO Belo Horizonte) continuaram a programação. Logo depois, deu-se início o painel ‘Tecnologia e Inovação em Água: Países Baixos x Brasil’, com a participação de representantes da Funcap, Pika Education, Water Alliance, Cagece e Cogergh.


Após o almoço, as discussões continuaram baseadas no painel internacional ‘Perspectiva de fornecedores e negócios tecnológicos: apresentações de empresas e rodadas de negócios’, com convidados da Paques, Rainmaker, Solaq, Sustainable Eyes e Villagepump.