domingo, 5 de dezembro de 2021

Entregue, urbanização da orla de Bitupitá representa mais oportunidades para a comunidade local

 


A urbanização do trecho principal da orla da praia de Bitupitá, no município de Barroquinha, foi inaugurada neste sábado (4), em evento com a presença do governador Camilo Santana e o prefeito da cidade, Jaime Veras.

O projeto promoveu a requalificação urbanística e paisagística de um trecho de aproximadamente 550 metros da orla da Praia de Bitupitá ao longo da Rua Beira-Mar. Para proteger a via de inundações relacionadas à ressaca do mar, foi necessária a elevação do nível de parte da Rua Beira-Mar e a construção de um talude para proteger a urbanização e ao mesmo tempo servir de acesso à praia.

A obra, executada por meio da Secretaria do Turismo (Setur) e interveniência técnica da Superintendência de Obras Públicas (SOP), também inclui a construção de calçadas acessíveis, passagens elevadas para pedestres com o intuito de reduzir a velocidade dos veículos, pavimentação da rua, caramanchões em madeira ao longo da praia, paisagismo com o plantio de 180 coqueiros, estacionamento, mobiliário urbano, nova iluminação pública, guarda-sóis e duas obras de arte públicas.



“Eu tenho feito um esforço enorme de atrair empresas para vir ao Ceará, e essa obra que nós estamos inaugurando é muito importante para a economia da cidade, que vai trazer o turista para um dos lugares mais bonitos do Ceará, do Brasil e do mundo. A última vez que eu estive aqui foi para inaugurar a estrada, o asfalto que liga Barroquinha até aqui a praia de Bitupitá. O que nós precisamos é gerar oportunidade para as pessoas, fazer o turismo sustentável sem agredir o meio ambiente, fortalecer as pousadas e os comércios”, apontou Camilo Santana. “Esta obra ficou muito bonita, e tenho certeza que aumenta não só a autoestima das pessoas que moram aqui, mas vai gerar oportunidade para atrair o turista, vai melhorar o comércio dos restaurantes, das pousadas, dos guias turísticos, tudo melhora. Gerar mais emprego e renda é que nós estamos precisando. Cuidem bem agora, ela é de vocês, é patrimônio de vocês e foi feito com o dinheiro de vocês”, completou.