terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Em live, Valim anuncia, nesta segunda-feira, 6, o Parque de Dunas. Técnicos da Prefeitura de Caucaia apresentam decreto de lei a indígenas e ambientalistas



Na tarde desta segunda-feira (6), o prefeito de Caucaia, Vitor Valim, acompanhado do Procurador Geral do município, Guthemberg Holanda, da Secretária de Turismo e Cultura, Yrwana Guerra, e do presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), Leandro Araújo, estiveram reunidos com representantes dos indígenas Anacé e ambientalistas durante live transmitida diretamente do gabinete do prefeito de Caucaia.


A reunião foi fundamental para a gestão municipal apresentar, desta vez, a todos os caucaienses que participaram da transmissão, o decreto 1.226, de 07 de outubro de 2021 que declara de interesse social a instituição do Parque de Dunas, no litoral caucaiense.


Já de início, o prefeito Vitor Valim reforçou que a atual gestão tem como base o diálogo. “Eu não fujo da verdade. Quero conversar com todos de forma transparente. Por isso, nosso encontro está sendo transmitido ao vivo para que todos os cidadãos possam acompanhar”, reforçou Valim.




Na presença da ambientalista, Thayná Caiafo, da advogada do mandato do deputado estadual Renato Roseno, Lia Bezerra, do Cacique Roberto Anacé e de Paulo Anacé, do Lagamar do Cauípe, a Prefeitura de Caucaia reforçou que para a criação do Parque de Dunas houve pesquisa e parecer técnico. A poligonal da área de interesse social foi baseada em levantamentos de campo, análise da base de dados pré-existente e em parâmetros técnicos como transição da vegetação, cursos d'água e outros elementos naturais, elaborada por uma equipe multidisciplinar de servidores do IMAC. Cabe também ressaltar que não há terra indígena reconhecida pela Fundação Nacional do Índio (Funai), na área do Parque de Dunas.



Na ocasião, o presidente do IMAC, Leandro Araújo, reforçou que não foi criada uma unidade de conservação, mas sim, declarada uma área de interesse social. “O decreto municipal 1.226/21 declara de interesse social a área de dunas do bairro do Cumbuco”, conclui o presidente.


Saiba mais


Em outubro deste ano, o prefeito, Vitor Valim,  esteve reunido com os bugueiros de Caucaia para apresentação do Parque de Dunas onde também anunciou diversas medidas de incentivo e valorização da categoria. Entre os investimentos anunciados, a construção de tirolesa públicas com padrão internacional e toda a receita gerada que será destinada aos bugueiros credenciados. Os 133 bugueiros presentes celebraram o anúncio do prefeito de Caucaia.