quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

China se tornou o país mais rico do Mundo, deixando para trás os Estados Unidos


Os EUA perderam seu título de país mais rico do mundo, sendo a China agora a nação mais rica do mundo. A mudança na classificação global de riqueza foi anunciada em um relatório da McKinsey & Co., diz Bloomberg quem foi o primeiro a divulgar a história, que revelou que o valor da China disparou de US $ 7 trilhões em 2000 para US $ 120 trilhões em 2020.


Na mesma época, o valor dos Estados Unidos subiu para quase US $ 90 trilhões, ficando aquém do primeiro lugar.


A corrida da China ao topo da classificação contribuiu para quase um terço do aumento total da riqueza global, que passou de US $ 156 trilhões para US $ 514 trilhões no mesmo período.


Acredita-se que o crescimento econômico da China se acelerou depois que ela se tornou membro da Organização Mundial do Comércio (OMC), uma organização intergovernamental que regula o comércio entre as nações. Os países podem se beneficiar de tal adesão como a OMC ajuda as nações a estabelecer as regras do comércio internacional e aplicá-las nos mercados em desenvolvimento.


Embora seja uma vitória considerável, de fato, não é compartilhada por todo o país, pois estima-se que mais de dois terços da riqueza está contida em apenas 10 por cento das famílias mais ricas. A mesma proporção é observada nos EUA, que agora está na 2ª posição nos gráficos de riqueza global.


O progresso da China deverá ser observado nos próximos anos, pois embora o crescimento econômico traga um retorno saudável, certos padrões de aumento do patrimônio líquido podem tornar as nações vulneráveis ​​ao colapso. O infame colapso dos EUA em 2008, que foi desencadeado por um colapso na economia imobiliária, demonstrou isso muito bem, e com o aumento dos preços das propriedades sendo parcialmente responsável pela ascensão meteórica da China, os especialistas precisarão manter um olho no horizonte em busca de sinais de uma situação financeira semelhante evento.