sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Ceará gerou 84.119 postos de trabalho de janeiro a novembro e divide liderança no país

Em mais um mês, o Ceará registrou mais empregos do que demissões. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira (23/12), pelo Ministério do Trabalho e Previdência, o Estado gerou, ao longo do mês de novembro, 12.653 novos empregos com carteira assinada. No total foram 42.966 admissões e 30.313 desligamentos.

Os segmentos que mais geraram emprego no Estado foram os setores de serviços (5.585), comércio (4.827), informação e comunicação (2.782).

“Precisamos destacar que o setor de comercio e serviços representa mais de dois terços da economia do Ceará. Com a vacinação e a retomada da economia, principalmente desses setores, que incluem turismo, vendas e eventos, impactados com o lockdown, tem apresentado dinâmica favorável, voltando a contratar e isso tem um peso muito grande na composição do PIB do Estado”, avaliou o economista Ricardo Eleutério.


Ainda segundo o especialista, os números traduzem essa dinâmica, mas é preciso que o controle sanitário de prevenção à covid-19 se mantenha ou seja intensificado em razão da nova variante africana, para que os segmentos sigam contratando.