sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Prefeito sanciona lei que disponibiliza absorventes a meninas e mulheres em vulnerabilidade social

 


O prefeito José Sarto sancionou nesta quinta-feira (18/11) o projeto de lei nº 612/2021, que institui a Política Municipal de Atenção à Higiene Íntima e Saúde Menstrual. 


A matéria garante a disponibilização gratuita de absorventes para estudantes da rede municipal de ensino, adolescentes, jovens, e mulheres em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade social. A proposta foi aprovada na última quarta-feira (10/11) pela Câmara Municipal de Fortaleza.


A lei também visa promover iniciativas para difundir informações adequadas sobre saúde íntima, higiene menstrual e acesso a políticas públicas, ações educativas sobre saúde menstrual por meio de campanhas, palestras, oficinas, cartilhas e demais materiais educativos.

“Quero agradecer à Câmara Municipal pela celeridade com que tratou o tema, e, como médico, lembrar que temos que priorizar a saúde da mulher, em especial, nesse período da menarca, a primeira menstruação. São 242 mil alunos matriculados na rede municipal, e mais de 50 mil são meninas e mulheres em idade menstrual, o que equivale a 20% da nossa rede, além da população em situação de rua. Essa é uma política que vai assegurar dignidade e contribuir com a saúde das mulheres”, disse o prefeito.