terça-feira, 23 de novembro de 2021

General Araújo Lima ex-comandante da 10a. Região toma posse como superintendente da Sudene

 


O general Carlos César Araújo Lima tomou posse como superintendente da Sudene em cerimônia realizada nesta segunda-feira (22/11) na capital federal. A solenidade ocorreu no Ministério do Desenvolvimento Regional e foi conduzida pelo titular da pasta, o ministro Rogério Marinho.

“Darei continuidade ao que já estava planejado. Como nordestino e como militar que sou, quero cumprir a missão institucional da Sudene, contribuindo para que possamos reduzir os desequilíbrios sociais, ajudando ao máximo a população de baixa renda para que ela possa ter acesso aos recursos disponibilizados pelo Estado por intermédio da Sudene”, disse o novo superintendente.

Araújo Lima também adiantou como pretende conduzir sua gestão à frente da superintendência. “Buscar o máximo de alinhamento com o Ministério do Desenvolvimento Regional e, ao mesmo tempo, estar aberto às instituições que pensem da mesma forma que nós. Queremos ouvir propostas, discutir ideias, sempre preocupado em tornar nossas ações mais ágeis, modernas e eficazes. Quero conduzir uma gestão de acompanhamento e fiscalização de tudo que está sendo disponibilizado aos municípios e estados”.

O superintendente é esperado na Sudene já nesta terça-feira (23), quando deve conduzir uma série de encontros com as unidades técnicas da autarquia para traçar um panorama das atividades em curso.

Perfil

Natural de Fortaleza, o cearense Carlos César Araújo Lima tem 64 anos. É pós-doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e especialista em Logística Militar. Também possui bacharelado em Administração de Empresas pela Academia Militar das Agulhas Negras e MBA em Administração (Fundação Getúlio Vargas).

O superintendente da Sudene possui vasta experiência nacional e internacional como Oficial Intermediário, Oficial Superior e General do Exército Brasileiro. Foi assessor militar nas Secretarias de Assuntos Estratégicos e de Acompanhamento e Estudos Institucionais, ambas da Presidência da República. Também exerceu a função de subchefe tanto na área de Integração Logística como de Assuntos Internacionais no Ministério da Defesa. Também atuou como Subcomandante Logístico do Exército Brasileiro, sendo responsável, por dois anos, pela logística militar terrestre de toda a tropa nacional.

Araújo Lima também foi comandante da 10ª Região Militar (Fortaleza / CE) entre 2013 e 2014, quando conduziu, entre outros projetos, a Operação Carro Pipa responsável pela distribuição de água para a população carente do interior dos Estados do Ceará e Piauí, e a perfuração de polos pelas unidades de engenharia sob seu comando.