quinta-feira, 11 de novembro de 2021

FIEC recebe representantes do consórcio Transhydrogen Alliance para investimento em energias renováveis no estado

 


A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu a visita do representante do consórcio TransHydrogen Alliance (THA), formado pelas empresas Proton Ventures, Trammo, Global Energy e Varo, Mark McHugh. Recepcionaram o convidado, Carlos Prado, 1° Vice-Presidente da FIEC, representando o Presidente da Federação Ricardo Cavalcante, que se encontra em uma missão internacional; Jurandir Picanço, Consultor de Energia da FIEC e Presidente da CSRenováveis/CE; Joaquim Rolim, Coordenador de Energia da FIEC; Constantino Frate (Sedet); Adão Linhares (Seinfra); Sérgio Lopes, Superintendente de Relações Institucionais da FIEC e Guilherme Muchale, Gerente do Observatório da Indústria da FIEC. Monica Panik, Diretora da ABH2 e Consultora Internacional da FIEC, também acompanhou o encontro, mas diretamente da Alemanha, onde mora há 20 anos.


O objetivo central do encontro foi estreitar os laços entre o Ceará e empresas internacionais para o investimento no âmbito da cadeia de energias renováveis, como hidrogênio verde, energia eólica e solar. O Ceará tem um potencial muito grande a ser explorado e as instituições cearenses estão investindo bastante no potencial brasileiro e nordestino.

O 1° Vice-Presidente abriu o encontro dando as boas-vindas em nome da Federação e do Presidente Ricardo Cavalcante. “É com muita satisfação que recebemos os senhores aqui, pois acreditamos que a FIEC e as instituições aqui representadas podem unir forças para conectar futuros investidores para o nosso estado”, afirmou Carlos Prado.



Logo depois, o representante da TransHydrogen Alliance apresentou o consórcio, seu status, conceito e objetivos.

“Nossa visão é que o Brasil possa ser uma potência global na produção e exportação de hidrogênio verde, alavancando umas das matrizes energéticas mais limpas do mundo. O nosso consórcio escolheu o Pecém como um dos locais para produzir hidrogênio verde e quer trabalhar em conjunto com parceiros locais, especialmente selecionados para criar uma nova indústria de exportação”, disse Mark McHugh.