segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Evandro Leitão, ao lado do governador Camilo Santana, abre espaço na vida pública

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT) tem um histórico de amizade e companheirismo com o governador Camilo Santana. Discreto, não usa esse prestígio pessoal. Segue a agenda oficial, apesar da porta aberta no Abolição. 

A presidência da Assembleia tem muita participação do governador, que queria uma pessoa da sua confiança e de Cid Gomes no cargo. O lugar estava reservado para Leitão, quando surgiu o projeto para Sarto Nogueira ser candidato a prefeito de Fortaleza. Evandro teve até que aguardar dois anos, adiando sua chegada ao cargo. 

Camilo Santana passou a colocar Evandro Leitão na sua lista de convidados para eventos de governo, um dia após ele assumir o legislativo cearense. Isso foi intensificado nos últimos meses. A visibilidade fez do presidente da Assembleia um dos nomes na reduzida lista de pré-candidatos ao governo. Melhor: Evandro construiu uma aproximação definitiva com o senador Cid Gomes. 

Nos encontros regionais promovidos pelo PDT, o senador tem dito que o partido não é “mangueira e, sim, cajueiro porque embaixo se pode plantar e colher”. Cid ressalta, com a força da sua impressionante popularidade, que não será o que foi na política e que já deve muito aos cearenses, por todas as conquistas na vida pública. Ele escuta cada palavra dos dirigentes do PDT no sertão e dos aliados, colocando Izolda, Roberto Cláudio e Mauro Filho para falar ao público, sem tocar em pré-candidaturas. Mas, fica c claro que o jogo sucessório começou. O líder maior da política do Ceará sabe que lançar candidaturas, agora, significa impactar um debate desnecessário. “Eu gosto mais de ouvir do que falar”, diz Cid, nos encontros. Uma linguagem sertaneja, bem interiorana.

As possibilidades para pessoas como Evandro Leitão são muitas. A vida pública para o presidente da Assembleia foi construída no seu interior, com determinação e foco. Ele deixou a iniciativa privada, onde era bem sucedido, para entrar na elite do serviço público, sendo aprovado no concurso para auditor fiscal da Secretaria da Fazenda, o certame mais disputado do Estado. Assumiu a presidência do Ceará Sporting Club, hoje, um sucesso no futebol e em outros esportes. Pagou todas as dívidas da agremiação e comprou um Centro de Treinamento. Agora, se tornou um benfeitor, como deputado presidente do Legislativo. Defende todos os esportes e abriu a grade da TV Assembleia para um programa esportivo. 

Uma frase marca a trajetória de Evandro: “Tudo na minha vida acontece de forma surpreendente”. Vamos aguardar para conhecer a surpresa que vem por aí.