segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Durante debate na Câmara, Sarto reafirma compromisso com proteção alimentar e cita articulação com bancada federal


 

O prefeito José Sarto participou, na manhã desta segunda-feira (08/11), da Conferência Vozes da Retomada, realizada pela Câmara Municipal de Fortaleza, que teve como tema “A superação dos desafios econômicos pós-pandemia: um esforço conjunto entre Legislativo e Executivo”. O gestor apresentou balanço das ações de enfrentamento à Covid-19 e destacou que, junto ao incentivo à retomada econômica, o Município está empenhado em garantir medidas de proteção social e segurança alimentar.

Sarto afirmou que já iniciou articulações e que está mobilizando a bancada federal cearense para sensibilizar deputados e senadores sobre a urgência de medidas e destinação de recursos para o combate à fome na Capital. Segundo ele, já estão assegurados R$ 10 milhões, sendo R$ 7 milhões referentes a emendas parlamentares já destinadas pelo recém-empossado senador Chiquinho Feitosa (DEM). Durante o discurso, o prefeito garantiu que conversará com todos os parlamentares, sem fazer qualquer distinção ideológica ou partidária.

“São 400 mil cestas básicas no mês e mil refeições distribuídas por dia pela Prefeitura de Fortaleza. Mesmo fazendo tudo isso, ainda percebemos que o esforço se mostra insuficiente e é preciso fazer mais. Nesta semana, estou fazendo um movimento e falando com os parlamentares federais para nos ajudarem a oferecer proteção alimentar para Fortaleza. Vou conversar com todos, sem exceção”, salientou Sarto.

Também participaram do debate o presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique, o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, além dos parlamentares da Casa.

Ao fazer balanço das ações realizadas pela Prefeitura contra a Covid-19, Sarto enalteceu o esforço da vacinação.

“Assim que assumimos, já nos deparamos com a segunda onda e, hoje, Fortaleza é a Capital que mais vacina no Nordeste. Chegamos a quase 4 milhões de doses aplicadas, já temos 1,7 milhão de pessoas com ciclo vacinal completo, representando 80% da população fortalezense vacinável. Digo isso para reconhecer o empenho dos servidores da saúde que estão trabalhando todo dia na ponta para oferecer a vacina”, realçou Sarto.

O prefeito também enfatizou a abertura de 1.026 leitos este ano, entre leitos de UTI, enfermaria e de observação nas Unidade de Pronto Atendimento (UPA). De acordo com ele, isso só foi possível devido ao encaminhamento de reformas nas unidades hospitalares da Capital antecipado por seu antecessor, Roberto Cláudio.