terça-feira, 23 de novembro de 2021

CPI solicita a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de entidades militares nos últimos cinco anos




Em reunião na manhã desta terça-feira (23/11), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os recursos das Associações Militares da Assembleia Legislativa aprovou requerimento do relator da CPI, deputado Elmano Freitas (PT). No documento, o parlamentar solicita ao Ministério do Trabalho e Previdência a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de entidades militares nos últimos cinco anos. 



Segundo Elmano Freitas, as informações devem ser somadas com os demais documentos para o entendimento do repasse de verbas e recursos recebidos pelas entidades.

“Estamos solicitando informações simples para cruzar com o que já temos em mãos e assim definir opiniões consistentes com provas sobre qualquer acontecimento”, afirmou.


Durante a reunião, foi comunicado ainda o recebimento de dois ofícios, sendo um da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado, solicitando informações sobre demonstrativos de repasse do Governo a todas as associações de policiais militares e bombeiros, e outro da Assessoria de Inteligência da Secretaria Municipal das Finanças, com informações relativas a notas fiscais de serviços.



Na reunião, que foi conduzida pelo deputado Salmito, estavam presentes, além do deputado Elmano Freitas, a deputada Augusta Brito (PCdoB) e o deputado Romeu Aldigueri (PDT). O deputado Queiroz Filho (PDT) participou de forma remota.


BALANÇO


No próximo dia 26, a CPI completa três meses de implantação. Sobre isso, o seu presidente, deputado Salmito (PDT), informou, durante entrevista, que foram realizadas oito reuniões ordinárias e uma reunião extraordinária, além de aprovados 32 requerimentos e encaminhados 66 ofícios e 36 memorandos.


“Realizamos ainda inúmeras reuniões da equipe técnica, formada por delegado, auditores e procuradores, para analisar todas as informações e documentos recebidos. É um trabalho sério de investigação para esclarecer acusações graves de movimentos paredistas ligados a associações militares, e devemos fazer tudo com muita calma e clareza, reunindo todas as informações necessárias”, pontuou.


O presidente informou ainda que irão utilizar a prerrogativa de renovar o prazo da CPI, pois essa primeira etapa está sendo muito mais para solicitar as informações com o rigor da lei. Segundo ele, as próprias associações investigadas pediram renovação de prazo para responderem as informações solicitadas pela CPI.