terça-feira, 30 de novembro de 2021

Camilo determina rigor na investigação do crime de feminicídio do vereador Ronivaldo Maia e petistas querem sua punição


O governador Camilo Santana (PT) se manifestou nesta terça-feira (30) sobre o caso da prisão do vereador de Fortaleza Ronivaldo Maia (PT) em que foi preso em flagrante por tentativa de feminicídio. O correligionário e chefe do Executivo afirmou que determinou “investigação rigorosa e isenta” para que “ todas as providências legais sejam tomadas para que a justiça seja feita”. 

“Sobre o episódio envolvendo o vereador de Fortaleza, Ronivaldo Maia, a minha determinação é de investigação rigorosa e isenta. Determinei aos secretários Sandro Caron, da Segurança, e Socorro França, da Proteção Social, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos, o devido acompanhamento do caso, e que todas as providências legais sejam tomadas para que a justiça seja feita”, escreveu o governador nas redes sociais.

Mais cedo, o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Fortaleza, o vereador licenciado e deputado estadual por suplência Guilherme Sampaio,  condenou com “veemência” a violência contra as mulheres e solicitou “apuração rigorosa”.

“Condeno com veemência toda forma de violência contra a mulher e acompanharei a apuração rigorosa dos fatos, na forma da lei, com as devidas responsabilizações cabíveis”, disse Guilherme Sampaio.

Ronivaldo Maia era presidente da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) na gestão de Luizianne Lins (PT) quando era prefeita da Capital do Ceará, que, agora deputada federal, comentou o caso em que lamentou “profundamente o episódio”.

“Lamento profundamente o episódio envolvendo o vereador de Fortaleza Ronivaldo Maia. Esclarecemos que Ronivaldo é um companheiro de militância de muitos anos, que sempre atuou em defesa dos direitos humanos e de uma cultura de paz. Qualquer violência praticada contra as mulheres, seja ela física, moral, psicológica ou de gênero deve ser combatida. Manifestamos nossa irrestrita solidariedade à vítima. Compreendemos a gravidade do ocorrido e estamos acompanhando atentamente todos os desdobramentos. Aguardamos o curso das investigações e esperamos que os fatos sejam apurados com rigor e respeito ao direito de defesa, para que a verdade prevaleça e se faça Justiça”, disse a petista.

A vereadora Larissa Gaspar também se manifestou e afirmou “indignação” com o fato e solicitou Justiça ao ocorrido. “Recebemos com indignação a notícia de que o Vereador Ronivaldo Maia foi preso por tentativa de feminicídio. Toda violência precisa ser enfrentada com firmeza. Exigimos uma rigorosa apuração dos fatos e que seja feita justiça”, afirmou a parlamentar.