sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Terceira estação do projeto Praia Acessível é inaugurada na praia de Majorlândia, em Aracati

 


 O equipamento foi entregue pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana, acompanhada da secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França, e da secretária-executiva da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Lia Gomes; além de autoridades locais.

O projeto Praia Acessível integra o pilar Tempo de Brincar do Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama, e é realizado pela SPS por meio do programa Ceará Acessível. A iniciativa possibilita o acesso ao mar a pessoas com deficiência, pessoas idosas e com baixa mobilidade. Até o momento, aproximadamente 8 mil pessoas já foram atendidas nas estações do Praia Acessível de Fortaleza e do Cumbuco, em Caucaia.

“Que bom que estou aqui com vocês nesta manhã maravilhosa, como esse mar que Deus nos presenteou. As pessoas com deficiência física vão poder ter acesso também, tomar banho, e isso é importante para o emocional e bem-estar. É isso que a gente tem que deixar, uma cidade para todos, e um Ceará que possa proporcionar alegria e desenvolvimento para pessoas”, afirmou Onélia Santana, destacando a parceria com a gestão municipal.

Com investimento de cerca de R$ 188 mil do Governo do Ceará, a estação da praia de Majorlândia fica localizada ao lado direito do platô, e dispõe de três cadeiras anfíbias, quatro esteiras e material esportivo como vôlei adaptado, frescobol, piscina plástica, cadeiras, mesa e guarda-sóis. Uma equipe com técnicos e guarda-vidas já foi qualificada para atender ao público local e aos turistas que desejarem conhecer e utilizar o projeto. A unidade funcionará de quarta a sexta, das 9h às 12h, mediante agendamento pelo telefone da Secretaria de Cidadania e Assistência Social de Aracati: (88) 3421-4844.

A titular da SPS falou sobre a diferença que o projeto faz na vida das pessoas. “A gente se emociona ao ver uma pessoa entrar no mar dizendo que é a primeira vez depois de 40 ou 50 anos. Isso é política pública de inclusão e respeito ao ser humano”, relatou Socorro França.

“Esse momento é simbólico para as gestões estadual e municipal. Uma palavra diz tudo: inclusão, que significa respeito pelas pessoas e minorias.”, reforçou o prefeito de Aracati, Bismarck Maia.