sábado, 23 de outubro de 2021

Roberto Cláudio visita Caucaia

 


“O exercício de um cargo na gestão pública é sempre um desafio de proporções enormes. Isso porque é, ao mesmo tempo, a maneira mais intensa da gente se formar como cidadão e conquistar um maior grau de humanidade, porque entramos em sintonia direta com a vida das pessoas, e também conseguimos trabalhar para melhorar a vida das pessoas”. A afirmação foi feita pelo ex-prefeito Roberto Claudio, durante palestra de abertura da Semana Acadêmica do Centro Universitario Uniplan, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. 


Ao falar de gestão pública para alunos, professores, vereadores e lideranças políticas do município, Roberto Claudio destacou que “as desigualdades sociais que assolam nosso País não serão revertidas se não for pelo caminho da educação. Por isso, é muito importante conhecer a realidade da vida das pessoas na ponta, na vida concreta do dia-a-dia, aberto para a participação efetiva e não retórica, na relação direta com o cidadão. A boa técnica da gestão não consegue dar resultados se não tiver uma colaboração direta da população”, afirmou.


Outro ponto destacado pelo ex-prefeito de Fortaleza é o fato de que, hoje, “o Estado do Ceará é referência no País, vivendo um momento muito especial. Eu mesmo me obriguei a responder a muita gente em São Paulo, nesses últimos oito meses em que estive estudando em São Paulo, porque o nosso Estado chegou onde chegou, sendo exemplo de contas públicas equilibradas, com volume recorde de investimento público, com a educação sendo reconhecida em todo o País, já que aqui temos 82 das 100 melhores escolas do Brasil. 


Outro exemplo está no nosso futebol está dando um banho de organização e desempenho, gerando um momento de orgulho e de auto-estima. Além disso, o nosso clima na política é estável, as relações institucionais são tranquilas”, lembrou Roberto Claudio, dizendo que “gestão pública é fundamentalmente falar com gente e trabalhar para as pessoas.


O nosso grupo político tem esse entendimento, sabe o que foi feito e o que ainda precisa ser feito e nós atuamos um time. Nós temos proposta, por exemplo, para a questão dos 68 milhões de pessoas que hoje estão com problema de dívida no País, temos proposta para a questão dos 14 milhões de desempregados, livrando as pessoas da humilhação de tentar achar comida no lixo. A minha fé, a minha esperança é que a gente consiga construir um diálogo racional, fraterno, longe dessa fumaça de fake news e de mentira”, concluiu.


VISITAS


Roberto Claudio aproveitou a permanência no município de Caucaia para visitar duas plantas industriais sustentáveis. A primeira foi a Recovery Tecnologias Ambientais, no distrito de Catuana, que é uma estação de tratamento de efluentes sanitários.

A segunda visita foi ao canteiro de obras instalação de uma estação de energia solar, no distrito de Sítios Novos. A planta está sendo instalada em uma área com mais de 500 hectares de placas solares, o que vai garantir a geração de energia suficiente para atender 800 mil residências. “Impressionante a magnitude de um projeto como este que representa uma nova fronteira de desenvolvimento para o Estado do Ceará”, afirmou Roberto Claudio.