O ex-prefeito Roberto Cláudio visitou Maranguape na noite desta quinta-feira. Convidado pelo prefeito Átila Câmara e a comunidade universitária, foi surpreendido com uma multidão querendo conversar, fazer fotos. A palestra, que seria no auditório do colégio Sebastião de Abreu, passou para o ginásio de esporte para cumprir os protocolos contra a pandemia. A multidão foi acomodada.
O prefeito de Maranguape, Átila Câmara, fez a saudação ao ex-prefeito em nome da cidade. “O Roberto foi meu professor, responsável pelo meu amadurecimento, aprendi a cuidar das pessoas”, disse Átila, considerado o melhor prefeito das últimas décadas da terra de Chico Anysio. Lideranças políticas, de movimentos e vereadores prestigiaram Roberto Cláudio.
O professor Elton Lima falou em nome dos estudantes e professores presentes. Elogiou a gestão de Roberto Cláudio que pontuou ter sido “inclusiva”, com reconhecidos resultados de mobilidade, educação, saúde, assistência social e cuidados com as crianças a partir da construção de mais de 100 creches.
Roberto Cláudio, falando para centenas de pessoas, contou sua história de vida, contou como chegou a universidade, no curso de medicina, como conseguiu bolsa para mestrado e doutorado através de concurso e sua trajetória política que teve início como deputado estadual aos 31 anos e aos 47 anos foi eleito prefeito de Fortaleza e reeleito.
Em depoimento descontraído e em alguns momentos emocionado, contou as dificuldades para implantar um projeto de boa gestão pública. “Fui escolher um terreno para uma creche, o líder da comunidade disse aqui não. Fui lá. O cidadão disse que ali funcionava há 20 anos um projeto social e a prefeitura havia abandonando a comunidade. A creche foi escolhida em outro terreno público e o líder virou meu amigo é meu guia naquele lugar” disse o ex-prefeito, lamentando a morte do amigo por COVID-19. Os poderosos, tem narrativas que não podem vencer. O senso de justiça tem que prevalecer para ajudar o coletivo, os mais simples, o povo para termos sempre noção para quem estamos governando”.
A imprensa voltou a perguntar se Roberto Cláudio já estava escolhido candidato ao governo. “Estamos debatendo avaliação de nossas gestões, ouvindo sugestões e dialogando com a comunidade e lideranças políticas não do PDT, mas também aliados. É cedo para definir quem pode ou não ser candidato”, disse Roberto Cláudio, acrescentando que esse processo cabe as “instâncias partidárias”.