segunda-feira, 4 de outubro de 2021

"Prevenção ao suicídio" é tema do "Grandes debates" deste "Setembro Amarelo"


No Brasil, todos os dias, em torno de 32 pessoas dão fim à própria vida. O número corresponde a uma morte a cada 45 minutos. O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O "Setembro Amarelo" se constitui uma campanha nacional que marca o mês dedicado à prevenção ao suicídio, uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina. "Prevenção ao suicídio: porque falar é a melhor solução" é o tema do “Grandes Debates – Parlamento Protagonista” do mês, com a participação do Promotor de Justiça Hugo Magalhães, da psicóloga e educadora Alessandra Xavier, e da deputada estadual Érika Amorim, do PSD, com mediação do jornalista Ruy Lima. O programa será exibido em 24 de setembro, às 21h, pela TV Assembleia e redes da Casa.

Um estudo do CVV aponta que, para cada suicídio, um grupo de até 20 pessoas é impactado diretamente A campanha deste ano vai além do falar. O tema é "Agir salva vidas". A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção de governos e da sociedade civil para a importância do assunto. 

Apesar dos mitos envolvendo o tema, a prevenção ao suicídio avança e ganha novas dimensões. Se antes, acreditava-se que o ato acontecia pela imitação de comportamento e calar era a política ideal, hoje a OMS vai em direção contrária, dizendo que, sim, precisamos falar sobre suicídio, para esclarecer e prevenir. Os especialistas alertam que só não podemos falar de forma errada. É errado “glamourizar” ou tornar herói quem tirou a própria vida, assim como jamais se deve ensinar ou divulgar técnicas que facilitem ou incentivem. Afinal, na maioria das vezes, o suicida sofre de transtornos mentais que podem ser controlados ou tratados.