quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Política cultural ganha reforço com entrega de instrumentos para 60 bandas municipais

 


Fortalecer a política cultural nos municípios é um dos objetivos do programa “Toda Banda de Música é uma Escola”, do Governo do Ceará, que nesta quinta-feira (21) entregou kits – cada um com 46 itens – com instrumentos musicais e acessórios a 60 municípios. Ao todo, foram cedidos 2.760 equipamentos que ajudarão na formação e difusão da música instrumental nas cidades. O investimento foi de quase R$ 5,5 milhões. O governador Camilo Santana participou da solenidade de entrega, que contou também com a participação da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, do secretário Cultura, Fabiano Piúba, gestores municipais e músicos.




Além de dar uma “palhinha” na flauta, relembrando as aulas da infância, o governador Camilo Santana falou sobre a importância da política de distribuição desses kits aos municípios. “A ideia é estimular a música em todos os municípios cearenses. O nome (do programa) é bem sugestivo. Além da gente estimular e descobrir talentos, a música ajuda na formação, aprendizado, rendimento escolar. É uma forma de fortalecer e valorizar a nossa cultura e a educação do Ceará, muito preciosos para nós. Esse projeto complementa as atividades nos municípios cearenses e, para mim, isso é muito simbólico”, enfatizou o chefe do Executivo estadual. Um novo edital será aberto para contemplar outros municípios, informou Camilo.



O edital “Toda Banda de Música é uma Escola” é uma iniciativa do Estado, através da Secretaria da Cultura (Secult) e do Programa Mais Infância Ceará, em parceria com as prefeituras. Ele busca também fortalecer o Sistema Estadual de Bandas de Música do Ceará (Sebam), além de fomentar a cena cultural no interior, demanda antiga de regentes, instrumentistas, gestores públicos e professores.Vou