sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Lula lidera, mas cai vantagem sobre Bolsonaro no 2º turno, diz PoderData


Pesquisa divulgada ontem pelo site "Poder360" mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança do 1º turno das eleições do ano que vem, com 35% dos votos, à frente do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que tem 28%. A pesquisa foi feita pelo PoderData, divisão de estudos do site "Poder360". A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi realizado por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 2.500 entrevistados em 420 municípios nas 27 unidades da Federação, de 25 a 27 de outubro.

O atual chefe do Executivo, no entanto, diminuiu a diferença em um eventual segundo turno contra o petista — hoje Lula venceria por 52% a 37%, diferença de 15 pontos percentuais. Na pesquisa publicada no mês passado, a diferença era de 23 pontos percentuais — 56% a 33% em favor do líder petista. No primeiro turno, Lula caiu cinco pontos percentuais e Bolsonaro oscilou dois pontos percentuais para baixo, respectivamente, se comparado com o levantamento anterior, quando eles tinham 40% e 30% das intenções de voto, no cenário com João Doria (PSDB-SP).Além de Lula e Bolsonaro, o levantamento incluiu o nome do ex-juiz da Lava Jato e ex-ministro Sergio Moro, que deve se filiar ao Podemos em 10 de novembro; dos tucanos Doria e Eduardo Leite, que disputam prévias internas do partido; do ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes (PDT); do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM); do apresentador José Luiz Datena (PSL); do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), que se filiou ontem ao PSD.

Cenário 1: com João Doria 

Lula (PT): 35% 

Jair Bolsonaro (sem partido): 28% 

Sergio Moro (sem partido): 8% 

Ciro Gomes (PDT): 5% 

João Doria (PSDB): 4% 

Luiz Henrique Mandetta (DEM): 4% 

José Luiz Datena (PSL): 3% 

Alessandro Vieira (Cidadania): 3% 

Rodrigo Pacheco (PSD): 1% 

Branco/nulo: 7% 

Não sabem: 2%.


Cenário 2: com Eduardo Leite 

Lula (PT): 34% 

Jair Bolsonaro (sem partido): 30% 

Ciro Gomes (PDT): 7% 

Sergio Moro (sem partido): 7% 

Luiz Henrique Mandetta: 4% 

José Luiz Datena (PSL): 4% 

Eduardo Leite (PSDB): 3% 

Alessandro Vieira (Cidadania): 3% 

Rodrigo Pacheco (PSD): 1% 

Branco/nulo: 6% 

Não sabem: 1%.

2º turno: Lula vence Bolsonaro, Doria e Leite Em uma eventual disputa de 2º turno, Lula venceria Bolsonaro por 52% a 37%. A vantagem do petista sobre o atual mandatário caiu 10 pontos percentuais em dois meses, segundo o PoderData. Brancos e nulos são 10% e não sabem 1%. Esta é a primeira pesquisa realizada depois de o governo anunciar que o Auxílio Brasil, programa que irá substituir o Bolsa Família, será de R$ 400 até dezembro do ano que vem.

O levantamento também mostra que Bolsonaro empataria tecnicamente com Leite e perderia para Doria e Ciro. Já Lula ganharia de Doria e Leite. 

Veja abaixo: 

Bolsonaro 37% x Lula 52% (diferença de 15 pontos percentuais)

Bolsonaro 38% x Doria 46% (diferença de oito pontos percentuais) 

Bolsonaro 36% x Leite 40% (diferença de quatro pontos percentuais) 

Lula 51% x Doria 16% (diferença de 35 pontos percentuais) 

Lula 48% x Leite 18% (diferença de 30 pontos percentuais).

(Uol Notícias)