segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Governo do Ceará lança programa para realizar 30 mil cirurgias eletivas e atender demanda represada pela pandemia

 O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), lançou hoje o Plantão Cirurgias 24h. A solenidade aconteceu agora pela manhã no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (HELV) e foi presidida pelo governador Camilo Santana.

A iniciativa consiste na ampliação da capacidade estadual de realização de procedimentos neste momento de maior controle dos indicadores da pandemia. São de duas frentes coordenadas, uma com a realização de 20 mil cirurgias nos hospitais da rede Sesa e a outra com contratação de entidades privadas ou filantrópicas para 10 mil procedimentos. O investimento total é de R$ 100 milhões.

Por meio de aplicativo, a população poderá acompanhar o passo a passo para realização do procedimento e a fila de atendimento. Para atender a demanda reprimida pela segunda onda da Covid-19, a meta é realizar 30 mil procedimentos, beneficiando cearenses das cinco Regiões de Saúde e diminuindo a fila de espera dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

As empresas interessadas em integrar o programa serão credenciados na prestação de atendimento cirúrgico de média e alta complexidade, em nove especialidades: Urologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Ginecologia, Cirurgia Geral, Pediatria, Oftalmologia, Neurologia e Vascular. Todos os procedimentos deverão ter autorização do serviço pela Central de Regulação da Região de Saúde.

O pacote de procedimentos inclui a consulta de avaliação pré-operatória com exames de imagem e complementares, diária hospitalar (clínica e/ou Unidade de Terapia Intensiva) e acompanhamento pós-cirúrgico.

O governador Camilo Santana destacou que a meta da força-tarefa em parceria com a iniciativa privada é reduzir as filas de espera por cirurgias eletivas.