sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Deputada Luizianne Lins apresenta à Câmara propostas em homenagem a Belchior pelos seus 75 anos

 


A deputada federal Luizianne Lins (PT/CE) homenageou, na terça-feira, 26/10, na Câmara dos/as Deputados/as, o cantor e compositor cearense Belchior, pelos seus 75 anos. A parlamentar apresentou o requerimento 2220/21 de Moção de Aplausos ao artista.  E também o Projeto de Resolução (PRC) 72/21,  que institui a Comenda Cultural Antônio Carlos Belchior, destinada a agraciar pessoas físicas e jurídicas que tenham oferecido contribuição relevante à promoção da música brasileira.

O PRC determina que a Comenda, acompanhada de concessão de diploma de menção honrosa, será outorgada, anualmente, a três pessoas, indicadas pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. A escolha será feita pela maioria dos/as deputados/as integrantes da Comissão, a cada ano. A deputada é membro titular dessa comissão.

Luizianne protocolou também um pronunciamento com um apanhado de toda a história de vida daquele que se tornou um dos maiores poetas da palavra cantada no Brasil. Suas músicas foram e continuam sendo interpretadas por nomes de peso da MPB, como Roberto Carlos, Elis Regina e Ney Matogrosso.

Depois de decidir pelo recolhimento da vida pública, em 2007, 10 anos depois, em 30 de abril de 2017, o Brasil tomou conhecimento do falecimento do artista, na madrugada daquele dia, em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, em consequência do rompimento da veia aorta “Do coração v geração da MPB interpretando os vários e atemporais sucessos do extraordinário trovador eletrônico Belchior”. Para Luizianne, “é todo esse percurso de vida e obra que faz o artista plástico, cantor e compositor cearense, brasileiro e cidadão do mundo Belchior merecer reconhecimento da sessão do plenário da Câmara Federal, realizada neste 26 de outubro, dia em que ele completaria 75 anos. Antônio Carlos Belchior, presente!”