sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Aula “mão na massa” estimula criatividade de crianças e jovens

 


Já pensou em criar seu próprio carro de F1 para competir com outros jovens? Pois o que parecia coisa de série de ficção científica já é realidade entre os alunos da Escola SESI SENAI no Ceará. Com apenas 14 anos, o aluno do 8º ano da unidade Parangaba, localizada em Fortaleza, João Roberto de Oliveira Félix já sentiu esse gostinho de produzir um carro para competição de robótica da modalidade F1 in Schools promovida pelo SESI em todo País.



João conta que o veículo foi construído na impressora 3D da escola. “Foi um carro criado para demonstração para novos alunos da Escola SESI SENAI, ele levou cerca de 16 horas para ser produzido e utilizamos, eu e um amigo, como material o PLA (polímero termoplástico)”, detalha a experiência.

A competição F1 in Schools que ele participa é realizada desde 2019. Trata-se de um desafio entre estudantes de nove a 19 anos matriculados em escolas SESI de todo Brasil a criarem empresas para competirem em uma pista de corrida em miniatura.


Ele e os demais colegas utilizam diversos recursos tecnológicos para projetar, modelar e testar um protótipo de um carro de F1. Nessa preparação para o mundo profissional, cada um precisa pensar em marketing, patrocínio, plano de negócios e estratégias em mídias sociais. Além disso, as equipes desenvolvem um projeto social, que pode ser usado como critério de desempate final.