terça-feira, 19 de outubro de 2021

Assembleia Itinerante oferece serviços e emissão de documentos no primeiro dia em Icó



O primeiro dia da segunda edição da Assembleia Itinerante, realizada em Icó, no centro-sul do estado, atraiu moradores da região em busca de serviços como emissão de documentos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, educação ambiental e palestras. A ação, uma promoção da Assembleia Legislativa em parceria com Governo do Estado, FIEC, Sebrae e Fecomércio, teve início na manhã desta terça-feira (19/10) e segue até quinta-feira (21/10), no Largo do Theberge, no Centro do município. 


Um dos serviços mais procurados neste primeiro dia foi a emissão de documentos, no Caminhão do Cidadão, unidade móvel da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará (SPS). Os atendimentos são gratuitos e ocorrem das 9h às 12h e das 15h às 18h. Entre os serviços oferecidos estão a emissão das 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade (RG), 1ª via do CPF, emissão do atestado de Antecedentes Criminais, Declaração de NIS e orientações para fazer a Carteira de Trabalho (CTPS Digital).


O agricultor de Icó, Carlos Alberto Félix, avaliou como positiva a iniciativa da Assembleia em levar os serviços ao município. “Deu  tudo certo, tirei minha identidade, que preciso muito.  Essa ação é muito boa pra cidade, ainda mais para a gente que mora na roça e vem ao centro. Às vezes, pra tirar esses documentos é difícil pois demora muito. E hoje a ação foi muito bem-vinda”, observou.


No Largo do Theberge, diversos stands atraíram o público. Da Assembleia, serviços foram ofertados pelo Departamento de Saúde da AL (DSAS), Instituto de Estudos e Pesquisas Sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) e Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos/Alcance.Enem.


A população conta ainda com diversas unidades móveis do Estado e parceiros, onde são oferecidos cursos, serviços e orientações ao público. Entre eles estão os postos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Social da Indústria (Sesi). O Centro de Referência sobre Drogas (CRD), da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Sema) também estão presentes.


O Festival de Arte e Cultura, promovido pelo Instituto Future, já se iniciou nesta terça-feira, no Teatro Municipal Ribeira dos Icós, com a abertura da Banda Marcial Municipal. A entrada é gratuita e sujeita à lotação permitida pelo decreto do Governo do Estado.




O Teatro Municipal sediará ainda, na quinta-feira (21/10), a sessão plenária da Assembleia Itinerante, com a presença dos deputados estaduais, seguindo todo o processo legislativo, com pronunciamentos, votação de projetos e uma sessão solene no segundo expediente, quando serão entregues as premiações dos vencedores do Festival de Arte e Cultura da Assembleia Legislativa.