segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Antônio Granja destaca Jaguaretama em ranking do Ministério da Saúde



O deputado Antônio Granja (PDT) destacou, a posição de Jaguaretama no ranking nacional do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância do Ministério da Saúde. De acordo com ele, o município alcançou primeiro lugar, ao lado de Maringá (PA), ao cumprir 13 das 14 metas estabelecidas pelo programa.

“Quero enaltecer aqui o trabalho da enfermeira Airlene Dantas, à frente da Secretaria de Saúde do Município, e do prefeito Lairton Cunha, quem vem realizando uma grande gestão e se destacando como um dos melhores do Brasil”, elogiou.


Entre as metas alcançadas pelo município, conforme o parlamentar, estão: 90% de registros de óbitos alimentados no Sistema de Informação sobre Mortalidade até 60 dias após o fim do mês da ocorrência; 90% de registros de nascidos vivos alimentados no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) até 60 dias após o fim do mês da ocorrência; quatro ciclos de visita domiciliar, dos seis preconizados, com mínimo de 80% de cobertura de imóveis visitados para controle vetorial da dengue; 80% de salas de vacina com alimentação mensal das doses de vacinas aplicadas e da movimentação mensal de imunobiológicos, no sistema oficial de informação no Programa Nacional de Imunizações de dados individualizados, por residência; 100% das vacinas selecionadas com cobertura vacinal de 95% em crianças menores de 1 ano de idade; entre outros.


Granja também destacou os bons resultados de Jaguaretama no ranking do programa Previne, de financiamento da atenção primária em Saúde. Segundo ele, em 2020 as regras do programa foram alteradas e passaram a considerar o cadastro da população, os indicadores de saúde dos municípios e seus credenciamentos nos programas federais como critérios para o recebimento de repasses federais. Além de Jaguaretama, Antônio Granja destacou as posições de Jaguaribe, Jaguaribara, Quixeré e Piquet Carneiro no ranking de participação.


“Nenhum desses resultados seria possível sem a parceria dos municípios com o estado do Ceará, e me sinto muito honrado de ser associado a algumas das gestões desses municípios vencedores”, disse o parlamentar.