domingo, 31 de outubro de 2021

No cargo de governador Evandro Leitão viveu sua melhor semana como homem público

 


“A política tem um novo e consolidado nome para disputas majoritárias”. Essa é a opinião de muitos colegas do Presidente da Assembleia Legislativa,  deputado Evandro Leitão. A frase empolga parlamentares que fazem a defesa do seu nome para uma campanha mais intensa como pré-candidato ao governo. O corporativismo da assembleia faz parte do jogo, está nas quatro linhas. Todos os deputados impulsionam presidentes que acreditam poder voar mais alto.

Ao longo dos anos, o legislativo tem fornecido ao executivo grandes nomes. Ciro, Cid, Camilo, Luizianne, Sarto e Roberto Cláudio são exemplos. No caso do ex-prefeito Roberto Cláudio, ele é quase unanimidade como provável candidato ao governo do Ceará pela coligação liderada pelo PDT pela capacidade, visão e ter saído da prefeitura de Fortaleza como melhor prefeito. Entregou a cidade colocando a capital entre referência no mundo em mobilidade, 1º PIB do Nordeste e maior destino turístico da região.  Em Crateús, Cid Gomes foi cirúrgico ao dizer ao PT que o PDT não aceita vetos “nem a mim que não sou candidato, nem a outros nomes”. Cid saia em defesa de Roberto Cláudio que impôs três derrotas aos petistas nas eleições em Fortaleza e uma pequena parte do PT não consegue absolver. Roberto Cláudio se projetou como deputado estadual e ganhou espaço para se tornar prefeito, mesmo caminho percorrido por Cid e Ciro. Camilo saiu da assembleia direto para o Abolição.

Voltamos a semana do deputado Evandro Leitão que cumpriu uma agenda puxada como governador em exercício. O roteiro de Evandro passou por municípios de grande importância para sua vida pública. O presidente da assembleia tem sua base em Fortaleza, mas no interior tem aliados que foram decisivos no início da vida pública. Leitão deu sinais claros de gratidão. Na pequena Guaíba, município próximo a Fortaleza, foi o primeiro e importante colegial eleitoral a apoiar o então candidato a deputado estadual que estreava na política. E foi Guaíba a cidade escolhida por Evandro Leitão para dividir emoção e gratidão pela semana como governador. “Aqui tudo começou, estou feliz, oposição e governo juntos em torno do projeto para melhorar uma cidade. Sou grato pelo apoio de todos vocês que mudaram a Guaíba e eu estou aqui em nome do governo para trazer mais e abraçar a todos, mostrando minha gratidão”disse emocionado.  

No seu discurso de gratidão, não esqueceu a vice governadora Izolda Cela que chamou de grande professora e ao governador Camilo Santana que considera seu “líder e grande governador”. Encerro aqui uma semana onde percorri 23 municípios, aprendi, ouvi, contribui para melhorar a vida dos cearenses e “sou grato demais ao governador Camilo pela oportunidade”, pontuou. 

Evandro tem razão ao agradecer ao governador. O seu roteiro de entrega de obras e assinatura de ordens de serviço lhe garantiram aproximação com as lideranças políticas e um espaço na mídia que sedimentaram sua trajetória política. O presidente da assembleia ganhou gordura, soube aproveitar o momento para crescer.