segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Setembro amarelo em Limoeiro do Norte

 





O mês de setembro é dedicado à prevenção ao suicídio. O “Setembro Amarelo” é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina. Em Limoeiro do Norte, a campanha foi puxada pela atual secretária de governo da Prefeitura municipal, Juliana Lucena, com o tema "Toda vida importa. Você não está só". 

O tema da campanha neste ano é "Agir salva vidas". Na última sexta-feira (10)  foi o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, data existente desde 2003. Criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde, a data tem como objetivo conscientizar a população sobre o assunto e incentivar a busca por ajuda profissional. De acordo com o CVV, cerca de 32 pessoas tiram a própria vida no Brasil, o que corresponde a uma morte a cada 45 minutos.

Após um conturbado período de pandemia e confinamento em que muitas pessoas adquiriram ou pioraram os já existente problemas psicológicos, a atitude da gestora é louvável e nobre.