quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Prefeito acompanha retomada das aulas presenciais na Rede Municipal

 


O prefeito José Sarto acompanhou, na manhã desta quarta-feira (08/09), a retomada das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino, com visita à Escola Municipal Hilza Diogo Cals, no Novo Mondubim. A secretária da Educação, Dalila Saldanha, também participou da agenda. Durante a visita, o prefeito desejou boas vindas a toda a comunidade escolar e enfatizou as estratégias do Município para garantir o sucesso da retomada das atividades presenciais.

"Todos os nossos equipamentos passaram por readequação, melhoramos ventilação, adaptamos bebedouros, estamos mantendo distanciamento entre as cadeiras. A Prefeitura fez um esforço fenomenal para entregar 21.500 tablets para nossos alunos e temos 28.500 em processo de compra, totalizando 50 mil tablets. Distribuímos chips para toda a rede municipal, pra que os estudantes acompanhem o conteúdo pedagógico. Além do kit escolar, vamos manter a entrega do kit alimentação. E há outra ação fundamental, que são os agentes escolares. A Prefeitura contratou 1.300 agentes para fazer a busca ativa dos alunos. Eles já estão em campo nas escolas", listou o prefeito.

A partir de agora, o retorno presencial das unidades escolares acontecerá de forma gradual e escalonada, conforme o plano de retomada preparado pela equipe da Secretaria Municipal da Educação (SME), a partir da escuta dos professores, através do Sindicato União dos Trabalhadores em Educação de Fortaleza (Sindiute), juntamente com os gestores.

Foram realizadas ainda pesquisas junto às famílias dos alunos, assim como houve atendimento aos cuidados e protocolos sanitários indicados pelas autoridades de saúde e os Decretos Estaduais e Municipais.

De acordo com o plano, nesta primeira etapa serão contempladas as turmas do Infantil III, IV, V e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental (33,2% dos alunos matriculados); na segunda etapa, serão incluídos os alunos do Infantil I e II e 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental (totalizando 61,3% dos estudantes da Rede); e na última etapa, os estudantes do 6º, 7º, 8º e 9º anos e da Educação de Jovens e Adultos (100% dos alunos da Rede Municipal).

Ao final de setembro, todos os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental já devem ter retornado às aulas presenciais, mas com rodízio semanal - aulas presenciais numa semana, com grupos que representam 50% do quantitativo da turma, e na posterior com a realização de atividades domiciliares.

A divisão dos grupos seguirá a ordem da chamada de classe (exemplo: se a turma tem 20 alunos, serão formados dois grupos, sendo o primeiro constituído dos estudantes de número 1 a 10 e o segundo grupo com aqueles de numeração 11 a 20).

Na semana em que os estudantes não estiverem presencialmente na unidade escolar, receberão seu plano de estudos/propostas de vivências, e participarão de interações, desenvolvendo as atividades domiciliares no contexto de sua casa, que serão propostas pelos professores da turma em parceria com as famílias.

"Além de tudo isso, temos o rastreamento feito em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, por meio do qual a gente identifica casos suspeitos. Se a criança está, por exemplo, com coriza, dor de cabeça ou garganta, febre, ela não está apta a ir à escola, e tem todo um apoio de saúde para que se recupere e retorne ao ambiente escolar tão logo seja liberada por um médico", explicou a secretária da Educação, Dalila Saldanha.