quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Pequenos negócios geram quase 90% dos empregos formais do Ceará

As empresas do setor de Serviços foram responsáveis por 43% do total de empregos criados pelas MPEs no estado nos primeiros sete meses de 2021.

De janeiro a julho deste ano, as Micro e Pequenas Empresas (MPE) foram responsáveis por saldo positivo de 41.025 empregos com carteira assinada gerados no Ceará. O número representa cerca de 88,9% do total de empregos criados no Estado no período. Estas informações integram o último levantamento feito pelo Sebrae, com base em dados do Caged do Ministério da Economia.

Dos 41.025 empregos criados pelas MPEs nos primeiros sete meses de 2021, 17.657 foram gerados pelas empresas do setor de Serviços, o que representa 43% do total. Em seguida, aparecem os pequenos negócios dos setores do Comércio, com 8.109 novos postos de trabalho, a Indústria da Transformação, com 7.196 e a Construção Civil, com 6.462 empregos criados no período.

Julho

Somente no mês de julho, as Micro e Pequenas Empresas contribuíram para a criação de 10.454 postos formais, enquanto que as Médias e Grandes Empresas (MGE) foram responsáveis pela criação de 3.068 novos empregos com carteira assinada.  

A exemplo do que vem acontecendo no acumulado do ano, as MPEs do setor de Serviços lideraram a geração de empregos no mês de Julho, com 3.954 novos contratados, seguido do Comércio (2.667), Construção Civil (1.917) e Indústria da Transformação (1.406).

O resultado de julho, também coloca o Ceará como o primeiro do Nordeste em números absolutos na criação de empregos pelos pequenos negócios. Durante o mês, as MPEs do Nordeste foram responsáveis pela criação de 40.590 empregos formais. Um quarto deste total foram gerados pelos pequenos negócios do Ceará.

Para o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, os resultados mostram a força dos pequenos negócios, mas também refletem o bom desempenho da economia cearense, mesmo em um cenário de dificuldades trazidas pela pandemia. “ O trabalho que vem sendo feito no Ceará ajuda a criar um ambiente propício para o desenvolvimento dos pequenos negócios, o que acaba contribuindo para estes números expressivos na geração de emprego e renda”.

Brasil

No acumulado de 2021, os dados do novo Caged mostram que já foram criados no Brasil mais de 1,8 milhão de postos de trabalhos formais, sendo que as micro e pequenas empresas foram responsáveis por 1,3 milhão destes empregos. Apenas no mês de julho, as MPEs geraram 229.368 empregos formais, o que representa 72,45% dos postos formais criados no país neste período.