quarta-feira, 8 de setembro de 2021

PDT inicia pré-campanha pelo Cariri



O PDT, maior partido político do Ceará, abre, no próximo sábado, 11/09, a temporada da pré-campanha no Ceará. A cidade escolhida foi Brejo Santo. O partido homenageia o deputado Wellington Landim, morto em pleno mandato após contrair uma bactéria. Sua mulher, Gislaine Landim, é a prefeita do município, e o filho e médico Guilherme Landim, é deputado estadual, ocupando a vaga do pai. São lideranças do Cariri Oriental, região criada por Wellington Landim, que defendia maior participação do Cariri nas decisões do Ceará. A região tem muitas ligações com Pernambuco.  No domingo, 12/09, o Encontro Regional será em Barbalha, município também governado pelo PDT e território político do governador Camilo Santana, PT, um grande aliado. 


O fato do PDT iniciar a pré-campanha surpreendeu os aliados e pegou de surpresa os opositores, que esperavam o debate político eleitoral apenas em 2022. A necessidade de antecipar a mobilização de faz necessária pelo avanço do PT, principalmente do lulismo. Os bolsonaristas não preocupam, são poucos, apenas barulhentos nas redes sociais. 


O PDT quer ouvir a militância e seus líderes nos 184 municípios. A sigla está presente na governança de 176 cidades, uma impressionante marca. Para administrar toda essa engrenagem, André Figueiredo, Cid Gomes, Mauro Filho, Roberto Cláudio ,  Zezinho Albuquerque, Evandro Leitão, os 36 deputados estaduais e federais da base, atuam quase que diariamente para oferecer assistência e apoio político. 


 Os encontros regionais terão a presença de Roberto Cláudio, o ex-prefeito que pode se tornar a aposta do PDT para suceder Camilo Santana. O jovem ex-prefeito de Fortaleza, conhece muitas lideranças do interior, mas precisa construir uma relação sólida com as lideranças fora da Região Metropolitana.  Os encontros regionais ajudarão a perceber quem agrega mais para uma disputa majoritária. 


A missão que o PDT inicia exibe um partido que tem táticas e um radar para saber a hora certa de se mexer politicamente no território cearense e brasileiro. A visão mais ampla mostra um partido oxigenado e ligado no momento político. 


Ciro Gomes, que será a estrela maior dos encontros, por ser candidato a presidente da República já está percorrendo o Brasil. Trabalha sua postulação também através das redes sociais por conta dos protocolos  da pandemia de COVID-19. Será sua 4ª tentativa de chegar ao Palácio do Planalto. Segundo as pesquisas, a população, em sua ampla maioria, rejeita Lula e Bolsonaro. Ciro aos poucos vai crescendo nas mesmas pesquisas e os adversários já o enxergam no retrovisor. 


Roberto Cláudio, Mauro Filho, Ivo Gomes, Zezinho Albuquerque e Evandro Leitão são nomes que estão na mente dos prefeitos, vereadores , lideranças comunitárias e dos movimentos sociais que apoiam o projeto político em andamento no Ceará. Um deles será o escolhido para a disputa de 2022. Cid Gomes já avisou: “não serei mais candidato aos cargos por onde passei”. A declaração deixa claro que Cid tem dois projetos para o ano que vem. Ajudar a eleger o governador do Ceará e o presidente do Brasil.