domingo, 12 de setembro de 2021

O risco UBER não oferece a polícia forma de proteção é preciso construir saídas para o motorista ser protegido

 

Foto:Gazeta do povo

A UBER, cujos donos criaram um aplicativo fenomenal, precisa aperfeiçoar a ferramenta criando, talvez, uma cabine de proteção para os motorista para serem usadas nas cidades do mundo, já que o serviço se tornou muito comum em países pobres como o Brasil. 

A UBER não oferece treinamento e segurança aos prestadores de serviços, somente a importante oportunidade de trabalho sem burocracia.  

Trabalhar no UBER e outros aplicativos é um alto risco, os passageiros são desconhecidos. Existe sempre o efeito surpresa quando se transporta pessoas que não se conhece. Nos Estados Unidos e na Europa, existe separação blindada entre motorista e passageiros que são transportados no banco traseiro. Tem veículos com detector de metais, o que oferece ao motorista se negar a transportar passageiros que não quiserem mostrar o que estão levando até o equipamento comprovar. 

A UBER se tornou uma multinacional e empresa altamente rentável com seus dirigentes se posicionando entre os maiores bilionários do mundo. Só ganhar dinheiro não é a solução para um negócio, é preciso ofertar qualidade do serviço, principalmente segurança aos motoristas, principal mecanismo para o negócio ser efetivamente eficaz e rentável. 

O episódio ocorrido em Fortaleza, onde três adolescentes, vendedores e viciados em drogas, decidiram tomar o carro  a serviço do aplicativo é uma demonstração clara da falta de segurança para o condutor. Drogados, atiraram na cabeça do motorista do UBER, jogaram o corpo no lixão e saíram para a farra e horas depois foram presos próximos a uma barraca conhecida por vender drogas. É impossível para a polícia prevenir tal crime. Em cinco anos foram 35 assassinatos de taxistas e motoristas de aplicativos. 

Na gestão do secretário de Segurança Pública,  Sandro Caron, são duas mortes por conta da atuação da inteligência, mas o episódio envolvendo os menores não pode ser evitado, era uma farra irresponsável com plano de assalto e muita droga. Deputados e vereadores poderiam aprovar projeto obrigando a UBER fornecer a cabine protetiva.